sábado, 31 de dezembro de 2022

 



As asas que faltaram a Ícaro

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Segundo a mitologia grega, Ícaro, era filho de Dédalo, famoso arquiteto e inventor ateniense que trabalhava para o rei Minos, da Ilha de Creta. Após ter inventado para o rei o labirinto em que vivia o Minotauro, monstro com corpo humano e cabeça de touro, Dédalo revelou os segredos do labirinto para a princesa Ariadne, namorada de Teseu que auxiliou este com a entrega de uma espada e um fio que permitiria ao amante sair do labirinto. Teseu entrou no labirinto, matou o monstro e escapou. Sabendo disso, o rei Minos prendeu Dédalo e Ícaro no labirinto, para que ninguém mais soubesse o segredo do local. Então, Dédalo criou asas com penas de gaivotas que foram coladas com cera de abelha para ele e Ícaro fugirem dali voando, mas preveniu o filho para não voar muito alto, pois as asas poderiam não resistir. Entusiasmado com o voo, o jovem optou por voar mais alto do que devia. Desse modo, o sol derreteu a cera de suas asas e, enquanto o pai se salvou voando baixo, Ícaro despencou das alturas, caiu no mar Egeu e morreu. Há dois ensinamentos básicos nessa lenda: o da obediência ao pai e aos mais experientes, além do respeito aos próprios limites. Ou seja: prudência e humildade.

Eis o que escreveu Juvanir Borges de Souza, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) em sua obra intitulada Amai-vos. Instruí-vos, publicada pela FEB:

 

O conhecimento espírita tem uma dupla origem, participando, ao mesmo tempo, da revelação divina trazida pelos Espíritos Superiores e da revelação cientifica, na qual estão empenhados os homens, pelo trabalho, pela pesquisa, pela observação e pelo raciocínio (SOUZA, J. B., op. cit., cap. 34 Reflexões sobre a Doutrina dos Espíritos).

 

Nesta semana, tive o prazer de ler a nova excelente obra do amigo e irmão espírita Astolfo Olegário de Oliveira Filho, diretor de revista, site e blog espírita, além da EVOC – Editora Virtual, que cito ao final desta crônica. Título da obra: Conhecereis a verdade e ela vos libertará, que pode ser obtida gratuitamente no site www.oconsolador.com.

No capítulo 21, referindo-se à nossa necessidade de amar e conhecer, a fim de alçarmos os voos que nos levam a Deus, Astolfo cita as palavras do Espírito Emmanuel em resposta à pergunta sobre a possibilidade ou não da elevação da alma humana apenas pelo adiantamento moral. Estão no livro O Consolador, questão 204, psicografado por Chico Xavier:

 

[...] O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.

 

Foi por isso que O Espírito de Verdade, em sua primeira mensagem do capítulo VI d’O Evangelho Segundo o Espiritismo, propôs-nos adquirir as duas asas que nos permitem voar em direção às regiões siderais sem serem derretidas pelo sol como ocorreu com as asas de Ícaro: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”.

 

Nota do autor

Links para acesso aos livros editados pela EVOC e aos periódicos dirigidos por Astolfo O. de Oliveira Filho:

1- EVOC - Editora Virtual O Consolador - http://goo.gl/rHbNUU

2- Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

3- Revista O Consolador - http://www.oconsolador.com

4- Jornal O Imortal - http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/principal.html

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

  

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário