sábado, 24 de dezembro de 2022

 



Uma questão de opinião

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Alma irmã, na vida, costumamos associar as grandes questões sociais com nossa experiência pessoal. Isso me faz lembrar que Allan Kardec esclareceu aos críticos dos fenômenos mediúnicos e da Doutrina Espírita duas coisas básicas: 1.ª) Para se formar um médico mediano são necessários anos, mas para ser sábio requer-se cerca de três quartas partes da vida... Por essa razão, não se concebe que alguém deseje conhecer a ciência do infinito, que é a Doutrina Espírita, nem mesmo dedicando-lhe toda uma existência de aprendizado e prática; 2.ª) Quando conhecemos algo novo para nós, precisamos abster-nos de todos os preconceitos e de ideias preconcebidas.

Nos tempos agitados atuais, reconhecemos quanto é difícil convencer-nos sobre o erro do que acreditamos ser correto. Em especial quando não valorizamos o outro lado da questão e não atentamos para a idoneidade e veracidade do que ouvimos, lemos ou assistimos. Os melindres e o amor-próprio fazem com que, mesmo provado o erro, nos mantenhamos nele, salvo exceções... Por isso defendemos uma visão holística do mundo.

Nos dias de estudos acadêmicos, mesmo já estando formado em algumas áreas do conhecimento, convivi em sala de aula com uma colega jornalista que salvou uma edição de uma de minhas obras. Na aula da semana seguinte, após comprar o livro, a Aline Menezes, cujo nome faço questão de registrar aqui, por sua atitude nobre, alertou-me de que o livro fora impresso com várias folhas trocadas. Imediatamente, após agradecer à colega sua informação, entrei em contato com a editora, que recolheu e substituiu a impressão defeituosa.

O que também aprendi com a Aline é que não devemos ter por parâmetro único nossa experiência de vida na análise do que ocorre na sociedade. Tomo como exemplo os próprios conhecimentos acadêmicos. Não é porque alguém seja profundo conhecedor duma área do conhecimento que tenha autoridade em tudo que diz ou escreve. Houve um tempo em que julguei ser o conteúdo a qualidade principal dum texto; mais amadurecido, percebi que um belo conteúdo numa péssima forma causa má impressão e dúvidas que o autor, estando ausente, não nos pode esclarecer.

Se escrevo uma redação com excelentes ideias próprias, mas com frases ambíguas e erros gramaticais diversos, o conteúdo não ficará claro para quem lê. É bem verdade que os comerciais costumam fazer uso da ambiguidade do texto para chamar a atenção de quem lê, com o objetivo de vender ou comprar algo. Quando passo correndo ou de carro em direção à cidade brasiliense de Sobradinho, sempre avisto um outdoor com esta frase e telefone abaixo dela: “Fernanda vende seu imóvel”. O imóvel que ela vende é dela ou nosso? Apesar do duplo sentido, quem lê o cartaz entende que foi idealizado por uma corretora interessada em vender ou comprar o imóvel de algum cliente que ligue para ela. A ambiguidade ali parece ser proposital, como ocorre, por vezes, em manchetes jornalísticas.

Voltando à questão das opiniões de alguém com ideias próprias, cheguei à conclusão de que a Aline está com toda a razão quando afirma que não temos o direito de impor nossa visão de mundo a ninguém, com base em nossas próprias experiências. Podemos, sim, expor nossa opinião abalizada a alguém, mas se essa pessoa possui outras ideias, mesmo sem base, não podemos obrigá-la a aceitar nossos argumentos.

Kardec parafraseou o ditado popular: “Dize-me com quem andas e eu te direi quem és” deste modo: “Dize-me o que pensas e eu te direi em que companhia espiritual tu estás”. E no item 12 da introdução d’O Livro dos Espíritos lemos isto: “A experiência nos ensina que os Espíritos da mesma categoria, do mesmo caráter e possuídos dos mesmos sentimentos formam grupos e famílias”. Ou seja, nossos pensamentos revelam nossas companhias espirituais, sejam elas dos encarnados ou dos espíritos.

Convencer alguém sobre algo de que discorda é tão difícil que, mesmo no mundo espiritual, os benfeitores desencarnados são confrontados pelos obsessores que buscam fazer justiça pessoal contra quem odeiam. Cito o exemplo do caso narrado por Manoel Philomeno de Miranda, no capítulo 5 da obra Transição Planetária, psicografada pelo médium baiano Divaldo Franco. Segundo Miranda, Abdul, membro de sua equipe, tentava convencer alguns espíritos vingativos sobre o erro dessa conduta, haja vista que só a Deus compete corrigir-nos, mas “alguns seres hediondos” continuavam indiferentes à sua fala e ameaçavam o grupo do qual participavam Abdul e Miranda, o qual conclui que a melhor psicoterapia utilizada pela vida ainda é o sofrimento.

Quando lemos, em mensagens de WhatsApp e vídeos, apelos para compartilhar com o maior número de pessoas uma informação, nosso primeiro sentimento é de incredulidade; em seguida, após breve análise, deletamos a postagem sem crédito confiável, pois as disputas políticas despertaram o que de pior existe no ser humano: a falta de escrúpulos. Em primeiro lugar, tais mensagens não trazem referências seguras e, quando trazem, não são verdadeiras. Segundo, a maioria dos vídeos são montagens que enganam até mesmo os mais prevenidos.

Essas são minhas opiniões, mas nada tenho contra os que são contra, a não ser a certeza de que, neste mundo, vale a recomendação de Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João, 8:32). Essa liberdade, como lemos adiante, em 8:36, está em Jesus, nosso modelo maior. Somente estaremos livres da hipocrisia e do mal quando aprendermos com ele, o Cristo, que é manso e humilde de coração.

   

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário