quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Frutas e bons hábitos na infância

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice
. Platão

 

A meninazinha tem dois anos e gosta de abacate, maçã verde mais do que vermelha… Passados dois meses, e somente na quinta tentativa respeitosa, o bebê aprovou o pedacinho de mamão…

Frutas são aliadas da alimentação infantil. Saborosas, não enfrentam, no geral, resistência das crianças e, por isso, são alegremente incorporadas ao cardápio de cada dia.

Por que insistir com a criança para consumir frutas?

As frutas, especialmente in natura, contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. Em casa, por exemplo, o incentivo ao consumo de frutas pode ser conquistado com a participação regular das crianças no preparo de uma vitamina, uma salada de frutas...

Facilmente digerida, a fruta dá saciedade e tem poucas calorias. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), há evidências de que a ingestão de frutas diminui o risco de diabetes e obesidade. Na hora do lanche, em vez de biscoitos, salgadinhos, experimente oferecer à criança banana, maçã, tangerina…

As frutas ricas em vitamina C como goiaba, laranja, acerola, entre outras, atuam no fortalecimento do sistema imunológico da criança. As frutas ricas em vitamina A – mamão, manga, pêssego etc. – previnem a hipovitaminose A.

Além de fontes de vitaminas, as frutas são ótima fonte de minerais. As frutas vermelhas, por exemplo, apresentam o mineral ferro em sua composição, enquanto a banana, outra cor e sabor, o potássio…

Acrescentar frutas na dieta infantil é essencial para promoção de hábitos alimentares adequados. Uma criança que não está acostumada a escolher lanches saudáveis como frutas, por exemplo, irá optar por outros tipos de alimentos que, em geral, são gordurosos, ricos em açúcar, sódio e, portanto, favoráveis à obesidade e doenças derivadas de péssimos hábitos alimentares.

Uma dieta infantil responsável depende (também) de frutas, sobretudo as frutas da estação. No dia a dia, procure enfeitar os pratos com frutas e de comê-las junto com as crianças!

 

Notinhas

 

No contexto da educação alimentar, é importante que o paladar da criança seja levado em consideração, não esquecendo os pais de voltar a oferecer ao filho ou à filha a fruta que uma vez ou outra foi rejeitada, pois a criança costuma mudar de opinião em relação aos alimentos. Ademais, as frutas respondem por hábitos alimentares saudáveis e ajudam na prevenção de doenças.

A hipovitaminose A está relacionada a problemas de visão, infecções frequentes, além de problemas envolvendo o crescimento e o desenvolvimento infantil. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenoides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos também são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.


*

 

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise. Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário