terça-feira, 24 de janeiro de 2023

 



A essência da vida não se harmoniza com a impaciência

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Quando nos dermos conta de que a impaciência é muito pior do que se pensa, então, possivelmente, poderemos assimilar quão especial é o percurso, o aprendizado, a experiência e não somente o resultado. De repente, chegamos ao objetivo e, tantas vezes, ficamos sem a reação imaginada. Simplesmente chegamos. E agora? O que fazer? O que virá? A ansiedade sufoca o encanto de cada manhã, lugar, cor, cheiro, sorriso, olhar, descoberta, desenho das nuvens, flores nos jardins, pássaros livres... liberdade. A ansiedade é egoísta e quer olhos para si o tempo todo enquanto a vida belamente acontece.

Devemos desenvolver nesta era o florescimento do amor mais vezes ao dia, a importância do bom relacionamento pessoal e virtual (as palavras e atitudes podem ferir mesmo através da tela), o respeito pelo meio ambiente, pois a humanidade só tem condição de aqui se manter se a natureza assim o permitir. Devemos desenvolver nesta era os nobres atos, as cordiais palavras e a respeitabilidade pela vida, já que, em incontáveis casos, somos motivo maior de vergonha por atitudes pueris, ignorantes e egocêntricas. Devemos crescer.

Não há que só desejar o término do dia de trabalho para estar livre e nada mais fazer; há, sim, que aproveitar o dia e trabalhar da melhor maneira, observando mais um momento e sua experiência. Agradecer mais em vez de reclamar ou maldizer é o primeiro passo para ser feliz. Reconhecer é outro fator absoluto. Não há que só desejar ter ou fazer, pois quando isso ainda perdura é que não se reconhece nada do muito que possui. Observar mais o percurso e valorizá-lo demonstra que estamos começando a crescer.

Para se ter certeza de algo é necessário horas a fio de conhecimento, disciplina e dedicação. Não se chega a uma certeza com impaciência e desconhecimento. Disso se pode estar certo. E quanto à observação, grandes homens somente se desenvolveram pela apreciação repetida dos gestos diários, das palavras, do tempo, da natureza e aprenderam que o progresso apenas se alcança quando há admiração pela jornada.

O número de pessoas que chegou a um objetivo e não se sentiu feliz é assustadoramente alto e quando pediram a elas a descrição do caminho até a conquista, a maioria ficou em silêncio, pois não foi capaz de descrever nada, não houve nenhuma observação. É preciso clareza para isto: não é somente o objetivo que interessa, mas todo o andamento a conquistá-lo; não é uma existência a mais vivida, mas toda a bagagem obtida.

Comecei a observar que um grande número de flores amarelas nascem nas emendas dos quintais das casas. Imagine se elas tivessem impaciência. Que bom que já são sábias.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário