sábado, 7 de janeiro de 2023

 



Falarão certamente...

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Quando estamos esforçando-nos para praticar o bem e afastarmo-nos do mal, diz o espírito Emmanuel, no capítulo 25 do livro Palavras de Vida Eterna, que não faltarão aqueles que nos provoquem o tempo todo. Aqui um nos recrimina por não mais compartilhar com as atitudes vulgares; ali outro observa que, se estamos sob a proteção dos espíritos superiores, não deveria haver razão para sofrermos; acolá outro nos recrimina as amarguras...

Também na obra Transição Planetária, capítulo 22, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda registra o caso dum dedicado seareiro espírita que quase foi assassinado, após ter ido à casa duma senhora muito enferma, para assisti-la no que lhe fosse possível. No caminho para o lar da doente, um assaltante armado, sob a influência de espírito obsessor, só não o matou porque, após a oração do homem de bem, a espiritualidade o socorreu.

Os detalhes o leitor encontrará no livro citado, mas após relatar o incidente, que muitos de nós considerariam muita sorte da quase vítima, explica o espírito Miranda:

 

Ainda é um grande desafio a ação do bem no mundo tumultuado da atualidade. Nem por isso, devem desanimar aqueles que se dedicam à prática da caridade e ao exercício do benfazer, porquanto, se existem os carrascos do além, sempre dispostos ao crime hediondo, também pululam os anjos tutelados, vigilantes e rápidos, na execução da legítima fraternidade.

 

Por esse motivo, conclui Emmanuel sua mensagem no capítulo citado no início:

 

Converterás o Espiritismo, na tua senda, em força educativa da alma, sem exigir que o mundo se te afeiçoe às conveniências.

Buscarás a luz onde a luz se encontre.

Desculparás toda ofensa.

Elegerás na fraternidade a tua bandeira.

Conjugarás o verbo servir onde estiveres.

Começarás o trabalho de redenção em ti mesmo.

Orarás por quem te fira ou calunie.

Amarás os próprios adversários.

Ajudarás sem exigência.

Contudo, para o exercício de semelhante apostolado, não passarás sobre a Terra sem o assédio da incompreensão e do escárnio, porque o próprio Cristo foi por eles visado, através daqueles que, em lhe rodeando o madeiro de sacrifício, lhe gritavam, zombeteiros e irônicos:

— “Salva-te a ti mesmo e desce da cruz”.

 

Que o Senhor Jesus nos auxilie a prosseguir em nossa jornada para a luz, passando no mundo como quem já compreendeu que somente amando, perdoando e servindo incondicionalmente alcançaremos a vitória sobre o mal que reside em nós mesmos. Entretanto, tenhamos a certeza de que jamais seremos abandonados pelos seus enviados, enquanto estivermos em sintonia com estes, na vigilância e na oração, não nos cansando de fazer o bem...

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário