quinta-feira, 13 de março de 2014

Pílulas gramaticais (94)


Observe estas frases e veja se estão corretas:

1. Este é um problema para mim resolver.
2. Entre eu e tu não há mais nada.
3. A questão deve ser resolvida por eu e você.
4. Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.
5. Carlos, querem falar consigo.
6. Para mim, viajar de avião é um suplício.
7. É difícil, para mim, esquecer tantas injustiças.
8. Era para eu falar com ele, mas não o vi.
9. Se é para eu pagar, desista.
10. A escolha se dará entre mim e ti.

Apenas as cinco primeiras estão erradas. As frases números 6 a 10 estão corretas.
Eis as frases números 1 a 5, depois de corrigidas:

1. Este é um problema para eu resolver.
2. Entre mim e ti não há mais nada.
3. A questão deve ser resolvida por mim e você.
4. Quando voltei a mim, não sabia onde me encontrava.
5. Carlos, querem falar com você (ou contigo).

*

A palavra moisés, além de nome do conhecido condutor dos hebreus – Moisés, grafado com inicial maiúscula , tornou-se no Brasil um substantivo comum que significa: cesta para carregar crianças recém-nascidas. Como substantivo comum, escreve-se assim mesmo: moisés, com inicial minúscula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário