quinta-feira, 27 de março de 2014

Pílulas gramaticais (96)


É preciso saber utilizar corretamente o artigo definido (o, os, a, as), que está bem aplicado quando substitui o possessivo antes do nome de partes do corpo ou de itens do vestuário, como nestes exemplos:

  1. Joana mexeu os braços (em vez de “Joana mexeu seus braços”)
  2. Maria passou a mão pelos cabelos (em vez de “Maria passou sua mão pelos cabelos”)
  3. Ele vestiu as calças (em vez de “Ele vestiu suas calças”)
  4. João, calce os sapatos (em vez de “João, calce seus sapatos”).

Recomenda-se evitar o artigo definido antes do possessivo. Vejamos os exemplos:

  1. Meu carro é Ford (e não “O meu carro é Ford”)
  2. Minha mãe chegará hoje (e não “A minha mãe chegará hoje”)
  3. Meu livro predileto está bem gasto (e não “O meu livro predileto está bem gasto”)
  4. Nossa casa é confortável (e não “A nossa casa é confortável”)
  5. A meu ver, isso não dará certo  (e não “Ao meu ver, isso não dará certo”)
  6. A seu ver, como vão as coisas? (e não “Ao seu ver, como vão as coisas?”)

*

Como norma geral, não se usa artigo antes de nomes de cidades, a não ser que venham determinados por palavras adjetivas ou expressões similares.
Exemplos:

  1. Estive em Roma.
  2. Visitamos Roma.
  3. Roma continua bela.
  4. Estive na Roma dos césares.
  5. Visitei ontem a histórica Roma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário