terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 



O melhor lugar

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Fugir do que não é possível, assim são as frustrantes fugas da consciência. Não há outro lugar sequer mais tranquilo e silencioso do que a própria alma, mas, sem dúvida, a alma que se encontra em paz e no caminho certo; a alma que busca a calma e o discernimento na meditação – observação da conduta e valorização da vida; a alma que deseja, por meio da oração, estar mais próxima do Pai.

Pode-se querer ir à Lua, mas a mesma consciência será embora a milhares de quilômetros distantes, apenas o mesmo homem velho em diferente lugar. Pode-se conquistar castelo, ouro, posição hierárquica, no entanto a alma pode-se encontrar em desequilíbrio com sua miséria emocional. O mais confortante retiro é na própria alma... em equilíbrio, em paz, com amor e luz.

Há uma maneira muito precisa para encontrar esse retiro: refazer e organizar os próprios passos para assim chegar até ele. Quando a consciência está tranquila é porque o caminho foi bem escolhido e o trabalho está bem realizado. Caso o desconforto e a ansiedade sejam visitas constantes da alma, as observações devem ser mais severas a ponto de detectarem os infortúnios e corrigi-los que, tantas vezes, infelizmente, são reincididos. Se não houver os cumprimentos dos deveres naturalmente os direitos não existirão.

E quando a alma estiver com mais acertos diários, mesmo sem estar num campo de flores poderá sentir a tranquilidade e o perfume, começar a admirar a grandeza da vida, a liberdade dos lindos pássaros e sentir um pouco do que é ser livre. E quando a alma estiver colhendo os bons frutos, ela poderá ir a qualquer lugar e continuamente sentirá a paz que não há tesouro que possa comprá-la somente é conquistada pelos bons atos e sentimentos e boas palavras.

E a alma compreenderá que o melhor lugar pode ser qualquer um desde que ela esteja em paz.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário