quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 



O Evangelho segundo o Espiritismo

 

Allan Kardec

 

Parte 6

 

Prosseguimos o estudo metódico de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, terceira das obras que compõem o Pentateuco Kardequiano, cuja primeira edição foi publicada em abril de 1864.

Este estudo é publicado sempre às quintas-feiras.

Caso o leitor queira ter em mãos o texto consolidado dos estudos relativos à presente obra, para acompanhar, pari passu, o presente estudo, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#ALLAN e, em seguida, no verbete "O Evangelho segundo o Espiritismo”.

Eis as questões de hoje:


41. Quais as duas recomendações feitas aos espíritas pelo Espírito de Verdade?

Conhecidas dos espiritistas, ei-las: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”. Segundo o mesmo instrutor espiritual, no Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo VI, item 5.)

42. Qual é a virtude mencionada por Jesus como condição essencial da felicidade prometida?

A humildade. Quando disse que o reino dos céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é concedida entrada nesse reino sem a simplicidade de coração e a humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus pôs a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura, e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra ele. (Obra citada, capítulo VII, itens 2, 3 e 6.)

43. Que ocorre na vida futura aos homens situados no topo da escala social e dominados pelo orgulho e a ambição? 

Disse Jesus: Aquele que se humilhar será exalçado e aquele que se elevar será rebaixado. O Espiritismo sanciona pelo exemplo esse ensinamento, mostrando-nos na posição de grandes no mundo dos Espíritos os que eram pequenos na Terra, e bem pequenos, muitas vezes, os que na Terra eram os maiores e os mais poderosos. É que os primeiros, ao morrerem, levaram consigo aquilo que faz a verdadeira grandeza no céu e que não se perde nunca: as virtudes, ao passo que os outros tiveram de deixar aqui o que lhes constituía a grandeza terrena e que não se leva para a outra vida: a riqueza, os títulos, a glória, a nobreza do nascimento. Nada mais possuindo senão isso, chegam ao outro mundo privados de tudo, como náufragos que tudo perderam, até as próprias roupas. Conservaram apenas o orgulho, que mais humilhante lhes torna a nova posição, porquanto veem colocados acima de si e resplandecentes de glória os que eles na Terra espezinharam. O Espiritismo aponta-nos outra aplicação do mesmo princípio nas encarnações sucessivas, mediante as quais os que, numa existência, ocuparam as mais elevadas posições, descem, em existência seguinte, às mais ínfimas condições, desde que os tenham dominado o orgulho e a ambição. (Obra citada, capítulo VII, itens 6 e 12.)

44. Qual é a fonte de todos os males humanos? 

O orgulho, eis a fonte de todos os males humanos. (Obra citada, capítulo VII, item 12.)

45. O que aguarda aquele que se vale da inteligência para combater a ideia de Deus? 

Aquele que se serve da inteligência para destruir a ideia de Deus e da Providência entre seus irmãos é comparável ao homem que levanta contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno. Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Pois assim ocorrerá, porque tal pessoa atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve. A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas sob a condição de ser bem empregada. Infelizmente, porém, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. (Obra citada, capítulo VII, item 13.)

46. Por que a criança não se mostra, desde cedo, tal qual é? 

Tudo é sábio nas obras de Deus. A criança necessita de cuidados especiais, que somente a ternura materna lhe pode dispensar, ternura que se amplia com a fraqueza e a ingenuidade da criança. Para uma mãe, seu filho é sempre um anjo e assim era preciso que fosse para lhe cativar a solicitude. Ela não teria para com o filho o mesmo devotamento se, em vez da graça ingênua, deparasse nele, sob os traços infantis, um caráter viril e as ideias de um adulto e, ainda menos, se lhe viesse a conhecer o passado. Eis por que o Espírito da criança enverga temporariamente a túnica da inocência, da pureza e da simplicidade. (Obra citada, capítulo VIII, itens 3 e 4.)

47. Sofremos a consequência de um mau pensamento não concretizado? 

Depende. Todo pensamento mau resulta da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que a pessoa alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, se ela o repele com energia. É isso um indício de esforço por apagar uma mancha e a pessoa não cederá, mesmo que se apresente oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com sua vitória. Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo. É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse, e é assim que sofrerá por causa disso as consequências. (Obra citada, capítulo VIII, itens 5 a 7.)

48. Qual é a finalidade da religião?

O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem não alcança o seu objetivo. Toda aquela em que o homem julgue poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa, ou está falseada em seu princípio. Tal o resultado que dão as religiões em que a forma sobreleva ao fundo. Nula é a crença na eficácia dos sinais exteriores, se não obsta a que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, que se levantem calúnias, que se causem danos ao próximo, seja no que for. Semelhantes religiões fazem supersticiosos, hipócritas, fanáticos; não, porém, homens de bem. (Obra citada, capítulo VIII, item 10.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 5 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/12/o-evangelho-segundo-o-espiritismo-allan_17.html

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário