terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 



Três virtuosos

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Não há nada de extraordinário se não houver no coração a generosidade, a responsabilidade, o altruísmo, pois, da sua ausência, causam-se profundos sofrimentos próprios e alheios. Não há nada de extraordinário se não houver progresso numa existência, ou insistir em passar por ela despendendo todas as oportunidades. De fato, não há nada de extraordinário nesse equívoco.

Um coração generoso é capaz de compartilhar desde a comida às fraternas palavras, nunca se observa em perda já que um de seus grandes objetivos é proporcionar ao outro todo bem-estar possível, cantar se for preciso, apenas dar um abraço e com toda sinceridade partilhar do difícil momento para assim enfraquecê-lo, pois já compreendera que todos são passíveis de sofrer, mas quando uma mão generosa se estende, o medo e a tristeza diminuem consideravelmente. A generosidade cria um campo tão abençoado que os próprios átomos se agrupam e vibram com pura harmonia.

E a responsabilidade também acompanha a generosidade, já que o ato responsável significa grandemente o respeito e a preocupação não só próprios, mas coletivos. Um coração responsável sempre observa antes de agir para não magoar nem perder tempo em desculpar-se atrasando-se ao encontro com os campos perfumados de flores... lavandas, margaridas, tulipas, girassóis. A responsabilidade é sábia e tão preocupada com os corações menores que não é capaz de seguir se há alguns tristes olhos necessitados de seu olhar amparador.

Assim ocorre com o altruísmo que cansa de dizer aos quatro cantos: o amor e a luz multiplicam-se quando são doados. Um coração altruísta sente que o comum é beneficiar e amparar e se algum outro coração necessita de algo, o coração altruísta doa com total naturalidade. Quando o altruísmo estende o braço, não se diferencia onde ele se inicia e onde termina o amor, eles se fundem.

Cada dia que nasce mais fica evidente que não há nada de extraordinário em ser mais amor que dor, mais alegria que infelicidade, mais luz que escuridão. E a generosidade, a responsabilidade e o altruísmo continuam escrevendo só lindas histórias, resgatando e amparando novas vidas e cooperando para um mundo mais desenvolvido e feliz.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário