CINCO-MARIAS
Empatia na infância
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Do quarto próximo, chega a voz irritada da arrumadeira:
– Meu Deus! A gente mal estende a cama e já vem esse cachorro deitar em
cima! Salta daí pra fora!
E Lili, muito formalizada:
– Finoca! O cachorro tem nome!
Mario Quintana
É importante instigar na infância empatia, gentileza, compaixão. E
existe, sim, uma possibilidade assertiva de ensinar essas coisas todas a uma
criança: a convivência com um animal de estimação.
Quando uma criança tem a chance de aprender a amar os animais, aprende
também empatia, atenção e compaixão, dando vigor a habilidades emocionais
necessárias para lidar, mais tarde, com as texturas diversas da própria vida.
As crianças de maneira espontânea gravitam em torno dos animais, mas
amá-los e cuidá-los de modo justo e responsável exige treino e muita repetição.
Por isso a importância dessa experiência na infância, ensinando à criança a
necessidade de ser paciente, gentil, afetuosa e dedicada ao seu animal de
estimação, seja ele um cachorro, um gato, um peixe... Além disso, as crianças
veem os animas como criaturas frágeis e, por isso, a necessidade de supervisão
de um adulto para aprender a não os molestar ou se aproveitar deles – e isso é
lição muito importante!
Eficientemente no dia a dia? Como é pura a amizade de um cão e uma
criança: em casa, davam-me alegria os gatos, a companhia dos cães, muito
divertidos na hora do ócio, companheiros leais nas horas difíceis. Quem falou
que não há sofrimento nos anos iniciais? Aprender pacientemente os costumes
familiares, enfrentar o momento da escola, mudanças de escola, um temperamento
mais introvertido, raiva e frustração, porque crescer não é tarefa fácil.
Por fim, é sabido, hoje, que as crianças que convivem com animais na
infância inclinam-se a serem mais empáticas e mais adaptadas emocionalmente na
vida adulta, à medida que compreendem melhor a si mesmas e às pessoas, agindo
com mais tolerância, gentileza e respeito.
A infância é o momento ideal para trabalhar capacidades diversas e
valores. Aproveite, então, e ensine seus filhos que os animais têm sentimento
e, se puder, dê a eles uma chance de conviver, desde pequeno, com um animal de
estimação. No final, a família inteira ganha!
Notinhas
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e
entender seu ponto de vista, chegar a compreender como se sente, suas emoções e
pensamentos. De forma natural a empatia surge no ser humano desde a infância. E
nessa etapa da vida é mais suscetível de ser instigada/treinada.
Por facilitar a comunicação, o consolo, a resolução de problemas, a
empatia é fundamental para a vida social e, por isso, fomentar a empatia na
infância é uma das chaves para o desenvolvimento humano e para a paz social.
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O
título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo
que integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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