domingo, 5 de julho de 2020



A fé, as obras e a caridade em face do Evangelho

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De Londrina-PR

Um jovem pertencente a uma das várias denominações evangélicas de nossa cidade disse, maravilhado, a um amigo espírita ter aprendido com o pastor de sua igreja que, conforme ensina Tiago em sua epístola famosa, "a fé sem obras é morta", frase bastante conhecida que, embora destaque o valor das obras, não diminui a importância da fé na vida de todos nós.
Não sei se o leitor sabe, mas o fato é que a carta escrita por Tiago foi até recentemente relegada pelos cristãos a plano secundário, sobretudo depois que Lutero a chamou pejorativamente de "epístola de palha", em razão de sua "pobre doutrina dogmática". Talvez resida nisso a razão pela qual as religiões protestantes em geral, incluindo aí as igrejas evangélicas, não têm dado às obras e à caridade a ênfase que elas merecem.
A receptividade do jovem evangélico à lição de Tiago e a honestidade intelectual do pastor são, pois, surpreendentes, embora devessem constituir a regra de conduta de todos aqueles que se valem das Escrituras para abonar o que pregam e aconselham.
Por que dizemos isso?
A resposta é simples. A epístola firmada por Tiago é, dentre todas as cartas apostólicas, a que maior e mais ampla fundamentação encontra no Novo e no Antigo Testamento, como podemos conferir lendo os textos bíblicos que se seguem:
Isaías, 1:16 a 1:31.
Isaías, 58:1 a 58:14.
Zacarias, 7:1 a 7:14.
Eclesiástico, 7:21 a 7:40.
Mateus, 7:21-23 e 7:24-27.
Mateus, 22:35 a 40.
Mateus, 25:31 a 46.
Lucas, 10:25 a 37.
Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1-13
Paulo, 2ª Epístola aos Coríntios, 5:10.
Pedro, 1ª Epístola, 4:8, em que o líder dos apóstolos de Jesus escreveu:

“Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados.” (Confira: https://www.bibliaonline.com.br/acf+vc/1pe/4?q=jejum)

Não foi, portanto, sem razão que, reportando-se ao tema da caridade, a doutrina espírita firmou os quatro princípios seguintes, que devem ou deveriam nortear os passos de todo aquele que deseje fazer mais frutífera sua passagem por este globo:
1 - Não basta abster-se de praticar o mal; é preciso fazer todo o bem que esteja ao nosso alcance. (O Livro dos Espíritos, 642.)
2 - Só o bem é que assegura nossa sorte futura. (O Livro dos Espíritos, 982.)
3 - Reconhece-se o cristão por suas obras. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 18:16.)
4 - Fora da caridade não há salvação. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 15:5 e 15:10.)


  
Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.




2 comentários:

  1. Aviso aos que lerem o texto que postamos hoje em nosso blog: - A Bíblia publicada por editoras ligadas às igrejas protestantes não trazem todos os livros do Antigo Testamento, como, por exemplo, o Eclesiástico (não confundi-lo com o Eclesiastes). Além disso, é frequente nelas a substituição do termo "caridade" pela palavra "amor", fato que não se dá nas edições católicas e nas mais respeitadas versões bíblicas publicadas nos idiomas espanhol e inglês. Assim, sugerimos que os interessados pelo assunto consultem este site - http://claret.org.br/biblia - em que a busca dos diversos livros que compõem as Escrituras é extremamente fácil e rápida. Nele o leitor encontrará, obviamente, o Eclesiástico.

    ResponderExcluir
  2. SOBRE O JEJUM, EIS O QUE ANOTOU ISAÍAS:
    3 De que serve jejuar, se com isso não vos importais? E mortificar-nos, se nisso não prestais atenção? É que no dia de vosso jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos operários.
    4 Passais vosso jejum em disputas e altercações, ferindo com o punho o pobre. Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz.
    5 O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia? Curvar a cabeça como um junco, deitar sobre o saco e a cinza? Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao Senhor?
    6 Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
    7 É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
    8 Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. (Isaías 58: 3-8)

    ResponderExcluir