terça-feira, 4 de abril de 2023

 



O nosso mais próximo

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Procura-se o mais próximo para, então, fazer a caridade que, segundo a vida, suaviza, acalma, liberta e felicita corações. E a procura continua. Diversas vezes, deixamos os nossos amores em desalinho e a nossa ânsia (de quê?) é tanta que não observamos os nossos próximos e, muito menos, o próximo mais particular. Sem clemência, sufocamo-nos insinuando, simplesmente, que o mais importante é cuidar do outro. E o nosso ser começa a entrar em colapso, pois percebe que nenhum socorro vem em sua direção. Ele está amedrontado, enfraquecido e desesperançoso já que nos calamos com tanta facilidade.

E continuamente estamos adoecidos por moléstias criadas por um comportamento egoísta, por falta de amor-próprio. A nossa vida começa em nós e tudo o que conquistamos de bom podemos partilhar. Se estamos saudáveis podemos amparar, se estamos amorosos podemos amar, se o nosso coração está alegre podemos alegrar outros, se estamos pacientes podemos acolher, se a oração está em nós podemos acalmar quem não consegue orar, se o nosso olhar vê com otimismo podemos mostrar quão possível é criar um olhar otimista. Todo bem é possível quando já houver morada em nosso coração, pois só doa realmente quem tem para doar. Essa é a verdadeira lição que a vida dá.

Desde o início até a eternidade, sentimos tudo o que está interiormente, presenciamos nossas vitórias, nossos erros condicionados e de um fato é sabido: em nossa vida somos os eternos convidados e anfitriões. Estaremos presentes em nós indiscutivelmente. E passarão os tempos e nos amaremos ainda mais.

Quanto antes quisermos compreender a lógica espiritual que a vida, amorosa, se propõe a nos ensinar mais rápido alcançaremos a paz, razão absoluta de todo espírito, principalmente, os entorpecidos pela escuridão passageira. A paz é a maior prova da justa bondade de Deus, já que estamos onde nos colocamos e somos o reflexo de nossas ações.

Quando, de fato, quisermos nos sentir mais felizes não há que buscar uma flor num planeta desconhecido, ou atravessar deserto, ou ainda somente querer amparar os irmãos do momento por meio da própria anulação. Quando, de fato, quisermos sentir que estamos no caminho certo apenas nos tratemos com amor, respeito, paciência, carinho lembrando-nos de que o Pai ama nos ver felizes e tranquilos.

Somos a nossa maior responsabilidade, o nosso grande amor e, só assim, poderemos estender a nossa energia bendita em prol da vida.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

  

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário