terça-feira, 18 de abril de 2023

 



Primeira condição para a felicidade

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

  

Há saberes na vida que quando compreendidos mudam inteiramente a arte de viver. Um desses é sobre a felicidade. É muito comum ouvir a resposta “ser feliz” para a pergunta: o que você gostaria de ser? Mas a felicidade verdadeira é um estado de espírito e necessita de um meio coerente e isso é uma questão bastante peculiar, pois algumas pessoas são capazes de qualquer atitude para “ser feliz” sem importar-se com a forma de conquista. A felicidade real é o resultado de algo muito maior.

Se ao invés de “ser feliz” vier a resposta “ser bom”, sem dúvida alguma, a bondade, com amor, conquistará a felicidade. Nada do que é fundamental virá por meios que não condizem. Toda energia gerará sua mesma energia e essa é uma das leis universais. Quando se passa a agir com bondade, todos ao redor também são contemplados. Não há progresso se não houver a vontade de presenciar outros olhos felizes. E há de convir como faz bem ser bom para outros corações, sem contar que o respeito ao ensinamento “faça ao outro o que deseja a si” já muito profetiza a felicidade. Então, ser feliz simplesmente é a constatação de ser bom. Não há crescimento sem o aprendizado das leis sensatas para o desenvolvimento do espírito. Não há como ser feliz se ao lado a lágrima da dor e do desprezo está escorrendo. Não se sente a felicidade se a base de sua estrutura está sem fundação. Na vida, a sabedoria e a sensatez também são mães.

Com as constatações da experiência, percebe-se que apenas o que nutre o espírito beneficamente importa, pois nada além disso pode curar, acalmar, refazer a centelha divina ‒ a própria denominação já diz. A bondade, em sua essência, é a junção de inúmeras propriedades amorosas e quem é bom já age com empatia, respeito, doçura, doação, responsabilidade e sensibilidade e age com a consciência de realizar o bem simplesmente por amor.

Ser feliz é o resultado completo de ser bom. Nenhum meio desfavorável criará um coração pleno. Portanto se houver bondade a felicidade será presença absoluta.

Outro fator, o Universo é completamente Inteligente e Justo e só nos devolverá o que dermos a Ele. 

E, assim, a vida continua e à medida que nos aprimoramos também sentimos as melhores sensações.

E se desejamos tanto ser felizes, sejamos antes bons e amorosos.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário