sábado, 22 de abril de 2023

 



Deus espera por nós...

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

 

Alma querida, o médium psicógrafo da obra do Espírito Honoré de Balzac intitulada Cristo espera por ti, que recomendo, foi Waldo Vieira. Li esse livro há algumas décadas e fiquei encantado com a beleza de sua mensagem. Balzac, cujo nascimento foi em Tours, em 20 maio de 1799, e seu falecimento ocorreu em Paris, em 18 de agosto de 1850, foi um grande romancista francês. Autor de diversos livros, entretanto sua obra mais conhecida foi A comédia humana, na qual em 89 romances e diversos contos, ele retrata a vida burguesa francesa do século XIX e inaugura a escola literária realista. Balzac influenciou escritores renomados como Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski, Émile Zola e Machado de Assis, entre outros grandes literatos.

Realmente, Cristo, cujo significado é o Ungido, bem como o Messias, o Redentor, espera por nós, assim como Deus, como lemos na última frase do capítulo 16 da obra Encontro marcado, psicografada por Chico Xavier: “Sem dúvida, em lugar algum e em tempo algum, nada conseguiremos, na essência, organizar, conduzir, instituir ou fazer sem Deus; no entanto, em atividade alguma, não nos é lícito olvidar que Deus igualmente espera por nós”.

Essa última frase está também na obra Palavras de Luz, bela compilação de frases manuelinas de obras psicografadas por Chico Xavier. Mas, como disse Jesus Cristo, “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João, 14:6), ou seja, a não ser seguindo seus ensinamentos e praticando a caridade para com todos, pois Ele é o tipo mais perfeito que Deus nos concedeu, para nos servir de guia e modelo, conforme lemos na questão 625 d’O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

Selecionei do site Pensador algumas frases, que comento em seguida, como comprovação de que, assim como esperamos por Cristo e por Deus, Eles esperam por nós:

 

1.      De Balzac: “Toda a felicidade depende de coragem e trabalho”. Foi isto mesmo que Jesus demonstrou aos judeus, após ser criticado por curar num sábado, ao afirmar: “Meu Pai trabalha até hoje, e eu trabalho também” (João, 5:17). A felicidade das almas elevadas está no trabalho a serviço do próximo...

2.      De Machado de Assis: “Bem diz o Eclesiastes: ‘Algumas vezes tem o homem domínio sobre outro homem para desgraça sua’. O melhor de tudo, acrescento eu, é possuir-se a gente a si mesmo”. Mas Jesus convida: “Se alguém quer vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas, 9:23).

3.      De Fiódor Dostoievsky: “O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive”. Como também o Cristo espera por nós, eis que ele nos propõe: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis tanto quanto eu vos amo” (João, 13:34).

4.      De Émile Zola: “Se você calar a verdade e enterrá-la, ela ficará por lá. Mas pode ter certeza que, um dia, ela germinará”. Isto mesmo disse Jesus: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João, 8:32).

5.      De Charles Dickens: “Se alguém me ofender, procurarei elevar tão alto a minha alma, de forma que a ofensa não consiga me alcançar!” E Jesus inda incentiva, com esta frase sublime: “Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus, 5:38).

 

Esforcemo-nos, portanto, em ser melhores a cada dia, esquecendo o mal e praticando o bem, alma amiga, pois somente assim estaremos na condição de discípulos do Cristo, que nos espera. Pois é seguindo os seus passos sublimes que iremos, com Ele, ao encontro de Deus, que nos espera também.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário