sábado, 1 de abril de 2023

 



Ação preventiva espiritual e psiquiátrica...    


JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Hoje, proponho ações preventivas de atos decorrentes de obsessões e psicopatias, o que não é teu caso, embora não baste ser meu leitor para estar bem...

Vamos lá!

— Que é obsessão? Perguntas-me.

— É a ação dominante dum Espírito inferior sobre outra pessoa.

— Quais são as causas dessa ação? Questionas-me.

— Em geral, ódio e vingança, mas pode dar-se por afinidade espiritual na ação do mal.

— Como se classificam as obsessões? Indaga-me também Sua Excelência, a amiga a teu lado, que é juíza de direito.

— Simples, fascinação, subjugação e possessão...

— Elas acontecem individualmente, mas também podem ocorrer com multidões, como no caso da condenação de Jesus Cristo, não é mesmo, amigo Jó?

— Sim, Excelência. Podemos deparar-nos com epidemias avassaladoras, não somente num país, como em várias nações. São as obsessões coletivas, sempre presentes em nosso mundo de expiações e provas.

O Espírito Manoel Philomeno de Miranda, no capítulo 16 da obra intitulada Mediunidade: desafios e bênçãos, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, esclarece-nos sobre as “hordas bárbaras” que, no passado e no presente, espalham o crime e o terror por toda a parte. Como exemplo, tivemos hoje a notícia sobre uma onda de ataques no estado do Rio Grande do Norte, com incêndios e depredações a prédios públicos, comerciais e carros em oito cidades. Moradores, servidores públicos e proprietários ficaram em pânico.

As autoridades locais já esperavam por isso, segundo uma jornalista, pois “criminosos obtiveram uma série de concessões” (sic). O fato real é que as injustiças sociais sempre causaram revoltas em parcelas da população, que, por sua vez, atraem os revoltosos do Além. Daí, segundo ainda Philomeno de Miranda, as loucuras surgem, repentinamente, nos mais diversos grupos sociais, por Espíritos que “tomam conta de massas infrenes”.

Notícias que já perduram um ano tratam sobre invasão dum país a outro, destruindo a vida de milhares de soldados de ambas as nações e suas famílias, bem como os lares de milhões de cidadãos, que perderam seus imóveis e outros bens, além de precisarem fugir de seu próprio país. Observando isso, há muito tempo reflito em como algumas pessoas insanas, lideradas por um psicopata, conseguem causar um prejuízo irreparável a milhões de pessoas. Eis que, em meu apoio, leio a seguinte frase de Miranda: “Muitas vezes consideradas como ônus que a sociedade paga ao progresso — guerras, decadência ético-moral, perversão social e política, alienações — ainda não receberam conveniente análise e combate dos organismos da saúde mental ou das entidades encarregadas do equilíbrio social”.

Ou seja, os principais causadores de todas essas “epidemias ético-morais”, psicopatas e obsidiados que atuam publicamente sob a influência coletiva de Espíritos obsessores, antes de colocarem em prática seus planos monstruosos, deveriam ser avaliados por equipes previamente instituídas de médiuns, psiquiatras e psicólogos. Comprovada a alienação mental, a instituição médica legal deveria encaminhá-los a tratamento mediúnico, psicanalítico e psiquiátrico e, preventivamente, trocá-los de suas funções.

— E se nada for constatado? Pergunta Sua Excelência.

  Que sejam também trocados, sem violência, mas com amor, de suas atividades, pois não é justo que cem ou mil destruam a vida de milhões. Haja vista que “violência gera violência”. É isso mesmo, noutras palavras, que, de início, propõe Miranda: “[...] nesses seres, ainda predominam as paixões primárias decorrentes dos instintos inferiores, neles não luz o amor, que seria para o seu estado de evolução a terapia preventiva possuidora do recurso próprio para preservá-los dos sentimentos perversos em que se entorpecem”.

O conhecimento de obras como a supracitada, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, e diversas outras obras, decorrentes da revelação espírita, muito ajudariam a entender o que ocorre, em nosso mundo, em virtude do atraso espiritual de grande número de pessoas que assumem o poder e da ignorância dos que as apoiam. Por isso, diz Kardec: “Dize-me o que pensas e dir-te-ei em que companhia espiritual estás”. Não somente o desequilíbrio mental da coletividade atrasada é pandêmico. É preciso atentar também para a influência dos maus Espíritos sobre ela.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário