segunda-feira, 24 de abril de 2023

 



Sexo e Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 18

 

Damos sequência neste espaço ao estudo metódico e sequencial do livro Sexo e Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada originalmente em 2002.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

120. Onde, segundo o Sr. Bispo, estaria localizado o Purgatório?

Ao comentar a informação dada por Jesus de que existem muitas moradas na Casa do Pai, consoante as anotações do evangelista João, o Sr. Bispo explicou: “Eu sempre pensei que essas moradas são os astros que constituem o Universo, mas também são redutos onde estagiam os Espíritos após a morte antes de seguirem ao seu destino final, conforme os atos praticados no mundo. Penso que o Purgatório, por exemplo, não seja um lugar definido geograficamente, mas incontáveis regiões de dor e de sombra, na Terra e fora dela, onde os culpados expungem e se depuram, tendo ensejo, então, de ascender ou não ao Paraíso. É certo que a minha reflexão não encontra respaldo teológico. Nada obstante, não existe nada em contrário”. (Sexo e Obsessão, capítulo 21: Recomeço feliz.)

121. Na entrevista com padre Mauro, o Bispo chegou a fazer considerações acerca da reencarnação?

Sim. Disse ele que não poucas vezes, nos seus devaneios espirituais, perguntara a si mesmo se uma existência única seria suficiente para alcançar-se a meta, para adquirir-se a sabedoria, para conquistar a plenitude. Eis palavras ditas por ele ao padre Mauro: “Como poderia Deus exigir de pessoas diferentes, portadoras de valores diversos, resultados idênticos? Como entender a salvação dos réprobos morais, que já nasceram assinalados pelas deformidades do caráter, ou vitimados pelas heranças genéticas degradantes irreversíveis?” (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)

122. Os chamados Pais da Igreja, como Orígenes, Tertuliano, Ambrósio e Santo Agostinho, admitiam a realidade da reencarnação?

Segundo o Sr. Bispo, sim. Eis o que este disse ao padre Mauro: “Alguns pensadores da Igreja cristã primitiva, tais Orígenes, Tertuliano, Santo Agostinho, Ambrósio, para citar apenas alguns, acreditavam na transmigração das almas em diversos corpos, por cujo meio adquiriam sabedoria, depuravam-se e cresciam para Deus. Os seus erros, por mais hediondos, sempre podiam ser reparados na Terra mesmo, onde haviam sido cometidos. Todos os crimes e práticas comprometedoras eram reparáveis, o que explicaria as aberrações físicas e morais que caracterizam muitos seres, aprendendo na dor a valorizarem o amor, aprisionadas no cárcere carnal, caso não hajam sido alcançadas pela justiça que as não corrigiu nem edificou. Dessa forma, Deus concederia iguais oportunidades a todos os filhos, facultando-lhes o crescimento interior a esforço pessoal, sem que alguns sejam agraciados em detrimento de outros que teriam que lutar para alcançarem os mesmos recursos e fruírem os mesmos direitos”. (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)

123. Na entrevista com padre Mauro, o Bispo lhe fez uma revelação surpreendente. Que revelação foi essa?

Ele disse a Mauro que seu caso não era um fato isolado na Igreja, referindo-se, assim, à pedofilia. Eis suas palavras: “Outros sacerdotes também, na sua condição de criaturas humanas falíveis, têm sido vítimas de situações psicológicas e mentais semelhantes ou com algumas variantes, o que tem preocupado as nossas autoridades, que vêm recorrendo ao auxílio da Medicina, para socorrer aqueles que são vítimas desses transtornos e de outros problemas na área do comportamento e da emoção. O assunto é sempre tratado com o máximo de discrição, a fim de evitar-se ampliar as proporções da ocorrência, que não trariam qualquer benefício a quem quer que seja, ao mesmo tempo buscando recuperar aquele que se haja comprometido ou tombado nas armadilhas da insensatez”. (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)

124. Os Benfeitores espirituais tomaram também providências em favor das crianças que haviam sido ultrajadas pelo padre Mauro?

Claro. Se aquele que cometeu os delitos estava recebendo ajuda para não voltar a reincidir no mal, é natural que fossem tomadas providências em benefício de suas vítimas. Segundo o Mentor Anacleto, uma Equipe espiritual especializada fora designada para auxiliar os pequenos vitimados e tomar providências possíveis para os ajudar em relação ao futuro, minimizando os traumas psicológicos e as dependências perturbadoras que, por acaso, venham-se-lhes apresentar. (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)

125. Como será o processo de recuperação do padre? Permanecerá ele fiel ao programa traçado ou sucumbirá ante novas perturbações?

Segundo Anacleto, tudo dependerá do próprio padre, desperto agora para diferente realidade da vida. Todos os indícios eram no sentido de que ele enfrentará, sim, as dificuldades que advirão da sua decisão feliz, confiado em Deus e resignado. Caso, porém, não encontre resistências morais para os enfrentamentos, a Divindade sempre possui recursos especiais para retificar caminhos e reconduzir os infratores ao dever, ensejando-lhe novas oportunidades. (Obra citada, capítulo 22: Considerações edificantes.)

126. É verdade que, além das limitações físicas, o marquês de Sade experimentará em sua nova existência o teste da orfandade?

Sim, ele e Rosa Keller, que terão um renascimento assinalado por limites muito severos, pela necessidade de esconder-se no corpo, de forma que não sejam identificados pelos inumeráveis adversários que já os buscavam e outros tantos, que estarão tentando encontrá-los na forma física, no futuro, a fim de se desforçarem dos sofrimentos experimentados. A venerável Marie Eléonore, que os receberá como filhos gêmeos, ele cego e demente, ela surda e com várias limitações orgânicas, desencarnará muito cedo e seu genitor os abandonará. Será, então, nesse comenos que o padre Mauro os encontrará, recolhendo-os nos braços e no coração da caridade, no Lar que já deverá estar em funcionamento em cidade muito pobre no interior do país. (Obra citada, capítulo 22: Considerações edificantes.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 17 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/04/blog-post_17.html

 

 

 

 

 

  

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário