terça-feira, 25 de abril de 2023

 



Breve ensaio sobre um novo tempo

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

Nenhum dia é igual ao outro. Há sempre progresso mesmo sem percebê-lo. Não se vive um dia duas vezes. O tempo corre e os acontecimentos reforçam as mudanças existentes e, principalmente, as suas necessidades para que o novo tempo viva e há de convir que ninguém segura o tempo e a sua transformação. E o ser humano continua inseguro ou não quer responsabilizar-se pela compreensão de que há um novo estado de consciência com mais autoconhecimento, aliás, este que ainda muitos desconhecem ou querem postergá-lo, mas não há como negá-lo.

Há um novo tempo necessitado de ética sem a qual não se criam belas e exemplares histórias e os olhares perdem o encanto pelo respeito e admiração. A ética traz confiança e esperança em dias mais favoráveis, em uma vida coerente e mais feliz como se deve ser.

A nova etapa também insiste na capacidade de sonhar, pois se não há o sonho a magia de viver se anula e o sorriso tampouco surge lei do encadeamento. O que seríamos se não houvesse a liberdade dos sonhos? Nem quero imaginar. Talvez bem próximos dos seres que simplesmente existem ou não. Quando se reconhece que os sonhos nos movem para o progresso e a felicidade, metade da nossa alegria já começa a cintilar e a outra metade virá com a sua realização.

Com a vivência, percebe-se que há, indiscutivelmente, a Lei da Ação e Reação que nos encaminha ao melhoramento, já que somos responsáveis por nossa criação. E se essa responsabilidade pessoal é notória também se amplia para a forma responsável coletiva, pois a vida é em sociedade efêmera humana e definitiva espiritual. Não há como querer viver apenas de maneira individual, embora o egoísmo ainda tente se alojar em muitos seres, mas isso é questão de tempo. A forma responsável de viver se transformou, além da básica e limitante conhecida, a nossa responsabilidade passa a ser inclusiva e sustentável, ou seja, todos somos iguais e o Planeta precisa curar-se. É chegado um novo tempo e a zona de conforto não existe mais, a não ser que a insistência retrógrada deseje se esconder em seres mais desobedientes e que, naturalmente, sofrerão mais a vida é determinada e sábia.

Querer navegar contra as águas é querer despender energia e perder de vista as realizações desejadas. Somos espíritos aprendendo e não deve haver exigências humanas diante do horizonte infinito e eterno. Quando o entendimento cria espaço em nós, a sua amiga, paz, logo quer entrar. Elas não se separam, em seguida, a bondade e a alegria também se reúnem.

É mais do que certo que um novo tempo já iniciou cujo autoconhecimento, ética, capacidade de sonhar e realizar de forma responsável inclusiva e sustentável são fatores irrevogáveis, portanto cabe aos seres do momento a compreensão e a inserção amorosamente.

A vida sempre nos obriga ao crescimento. Que bom!

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

 


Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário