terça-feira, 30 de maio de 2023

 



Cada existência é uma viagem

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

Cada pessoa é um universo, cada pessoa é única, por isso, determinantemente, incomparável. O que se aplica a um indivíduo naturalmente não se aplicará a outro, e se isso ocorre, encontra-se a lamentação da infelicidade na maior parte das pessoas. Se houvesse a liberdade para ser, de fato, o que está no interior de cada um, o Planeta seria um plano com olhares mais felizes e realizações iminentes. Mas estamos a caminho, no entanto não há que aguardar existência e mais existência, se boa parte das pessoas ainda não despertou, a menor já pode estar desperta.

Se o favorável passo é reconhecer-se como ser único, o definitivo para ser feliz é compreender que a vida é a estrada, o aprendizado, a convivência, o acerto, o erro, a experiência, os sorrisos, o choro, o ânimo, o cansaço, a vitória sobre a própria teimosia e ignorância, o olhar ao horizonte e a luz que vem, por puro amor, do céu. Aprender que o importante não é chegar, mas apreciar todas as passagens e, assim, o objetivo realizado naturalmente se acrescentará.

Cada existência deveria ser uma viagem consciente, amorosa, generosa, pois a oportunidade de se estar aqui é imensurável, inteiramente, grandiosa para o espírito que recebe mais uma luz para sua condução rumo à eternidade. Se houver a compreensão de que cada espírito é único e que cada existência é uma dádiva, uma paisagem tranquila aparecerá à frente. Na verdade, é tudo bem mais simples do que, infelizmente, complicamos. Tornamos a vida sempre mais difícil. É uma tendência ainda terrena, porém que já pode ser enfraquecida.

Quando deixamos de nos comparar, todas as nossas qualidades florescem e percebemos a nossa beleza e unicidade, características escolhidas por Deus para cada filho. Nenhuma criatura é igual, nem mesmo o grão de areia, nem as folhas de uma enorme árvore. Cada criatura possui a sua própria energia e a sua própria viagem.

Pois, então, se até hoje houve comparação que a partir de hoje também não haja mais. A diversidade enriquece todos os lugares, ocasiões e existências.

Cada pessoa é única e incomparável.

A grande sabedoria é fazer a viagem com agradecimento e apreciação, pois o destino será indiscutivelmente alcançado.

E é sempre durante o caminho que se vê as flores mais lindas e se vive os acontecimentos inesquecíveis e determinantes.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário