segunda-feira, 29 de maio de 2023

 



Entre os Dois Mundos

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 2

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Entre os Dois Mundos, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco em 2004.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

10. É verdade que, em sua fala aos trabalhadores, Policarpo fez grave crítica ao comportamento das religiões ditas cristãs?

Sim. Segundo ele, as doutrinas que se derivaram do pensamento do Mestre, nas suas va­riadas denominações, comportam-se presas aos interesses das aparências e aos compromissos materiais, quase que indiferentes aos objetivos essenciais de iluminação das consciências, a que se destina a mensagem libertadora. O dinheiro exerce fascínio nos seus altares e palcos de exibição das misérias orgânicas, emocionais e espirituais dos seus fiéis, apresentan­do espetáculos esdrúxulos, de forma que atraiam desatentos e ansiosos pelo poder, pela solução dos problemas externos, sem respeito pela criatura humana em si mesma. (Entre os dois mundos. Capítulo 3: A mensagem de convocação.)

11. Quanto aos devotos que buscam atualmente os templos religiosos, que disse Policarpo?

Ele mencionou que os templos se encontram abarro­tados de devotos aparentes, em negociações incessantes em favor do bezerro de ouro cultuado no século, deixando à margem a responsabilidade e o dever para consigo mesmo, para com o próximo e para com Deus, embora seu nome seja enunciado a cada momento, numa atordoante competi­ção com o de Satanás. (Obra citada. Capítulo 3: A mensagem de convocação.)

12. Com vistas à preparação do nosso orbe, a caminho da regeneração, que providências a espiritualidade vem tomando?

Diz Policarpo que de diferentes esferas próximas do orbe, a cada mo­mento, mergulham nas sombras do mundo físi­co missionários da Ciência e da Tecnologia, do Pensamento e das Artes, da Fé religiosa e da Caridade, a fim de modi­ficarem a sociedade, com a finalidade de instaurar, ainda neste século, o pe­ríodo da beleza, da religiosidade, da cultura plenificadora, da harmonia. (Obra citada. Capítulo 3: A mensagem de convocação.)

13. Em que consistia a tarefa socorrista para a qual Manoel Philomeno de Miranda se inscreveu?

Conforme explicado pelo irmão Crescên­cio, que administrava, naquela comunidade, as caravanas de viajores que se destinavam à Terra em serviços especiais, seriam formados vários grupos socorristas. Cada grupo seria constituído por cinco servidores capacitados pela vivência do amor para atender aos misteres que lhes dirão respeito. Como Manoel Philomeno foi informado posteriormente, seu grupo prestaria atendimento aos servidores do Evangelho e às pessoas a eles ligadas, no tocante aos casos de obsessão e transtornos emocionais e comportamentais que se apresentassem. (Obra citada. Capítulo 4: Comentários e reflexões felizes.)

14. Quem era o Dr. Arquimedes Almeida, responsável pelas tarefas socorridas mencionadas nesta obra?

Dr. Arquimedes Almeida fora, quando da última existência física, abnegado médico psi­quiatra no Brasil, que se dedicara ao cuidadoso trabalho de identificar as psicopatologias mentais e obsessivas. Fora ele uma das poucas vozes que se levantaram para discordar do tratamento cirúrgico para a esquizofrenia e a paranoia, mediante a lobotomia pré-frontal, proposta e realizada mediante o seccionamento das conexões entre as partes frontais do cérebro e o resto do encéfalo, pelo neurologista português Dr. Egas Moniz, que, objetivando acalmar os pacientes violentos, considerados irrecuperáveis, terminava por robotizá-los, tornando-os incapazes de pensar e de agir com discernimento. (Obra citada. Capítulo 4: Comentários e reflexões felizes.)

15. Qual foi a contribuição do Dr. Carl Wickland no trato das chamadas alienações mentais?

O psiquiatra norte-americano Dr. Carl Wickland, da Faculdade de Me­dicina de Chicago, foi o pioneiro da psicoterapia por meio do esclarecimento do agente desen­carnado que perturbava os pacientes humanos, os quais se manifestavam, invariavelmente, por sua esposa, inicialmente no seu consultório e, posteriormente, no seu Instituto Nacional de Psicologia, em Los Angeles, Califórnia. (Obra citada. Capítulo 4: Comentários e reflexões felizes.)

16. Mesmo movido pelas melhores intenções, o pesquisador das manifestações espíritas pode ser vítima de enganos graves?

Sim. Os fatos o comprovam. Trabalhando-se isoladamente, pesquisando-se a sós, sem os equipamentos da Codificação Espírita, pode-se ser vítima de enganos graves. Manoel Philomeno mencionou então, acerca do tema, as recomendações de Allan Kardec a respeito da universalidade do ensino ministrado pelos espíritos, que deve ocorrer si­multaneamente em diferentes pontos da Terra por meio de médiuns sérios e ministrado por entidades igualmente sérias. Com essa providência evita-se a aceitação de opiniões pessoais e de preconceitos que são mantidos além da morte, conforme as crenças e condutas religiosas dos desencarnados. (Obra citada. Capítulo 4: Comentários e reflexões felizes.)

17. Em que região do País seria localizada a base central da excursão socorrista coordenada pelo Dr. Arquimedes Almeida?

Com esse propósito foi eleita uma região à beira-mar, no ponto mais oriental do Brasil e do continente sul-americano, a fim de que seus participantes pudessem usufruir das benesses do oceano, aspirando as energias vivas que dele se espraiam. Seria um acampamento nos moldes conhecidos na Terra, de onde as caravanas partiriam em tarefas pelo território nacional e onde se reencontrariam após o desempenho dos deveres. (Obra citada. Capítulo 5: Preparativos indispensáveis.)

18. Quais os objetivos principais da excursão socorrista?

Os objetivos seriam, de modo especial, os atendimentos de obsessões e equivalentes transtornos emocionais e comportamentais que se apresentem nos servidores do Evangelho, bem como nas pessoas a eles vinculadas, a fim de que disponham da necessária paz, a benefício de si mesmos e das obrigações elegidas. (Obra citada. Capítulo 5: Preparativos indispensáveis.)

 

 

Observação:

Para acessar a 1ª parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/05/entre-os-dois-mundos-manoel-philomeno.html

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário