quinta-feira, 11 de maio de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Infância e limites

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


A imitação é o primeiro instinto da mente que está despertando
. Maria Montessori

 

O estabelecimento de limites é uma questão inquietante hoje em dia e muito discutida por profissionais da área da educação e do desenvolvimento infantil.

O que os pais precisam fazer?

Pais que amam não são aqueles que cedem sempre. A arte de ser pai ou mãe significa saber também dizer “não”, pois apenas desse modo a criança crescerá consciente de que não há só direitos, mas também deveres.

Nascemos com um temperamento próprio. Alguns são mais tranquilos, outros são mais agitados, contudo o que determina o comportamento de uma criança é o seu ambiente emocional e, por isso, os pais precisam dar a ela ambas as experiências da liberdade e dos limites.

Claro que o diálogo é fundamental para a construção de uma boa educação. Por exemplo, durante as conversas, pais e filhos podem ouvir e falar. Os pais devem conhecer o dia a dia dos filhos para orientá-los e interferirem de maneira firme e pontual quando a situação exigir; e os filhos, por sua vez, precisam respeitar os pais, segundo uma base de confiança, pois ter respeito é distinto de ter medo!

Qual é o problema de uma criança sem limites? Além de atrapalhar o entorno, prejudicar o ambiente escolar, por exemplo, essa criança tende a se tornar um adolescente egoísta, que não aceita um “não” como resposta e, por isso, crescerá intolerante, arrogante, impaciente e… insegura.

Infelizmente, muitos pais não percebem que, ao se distanciarem dos filhos na busca de realizações pessoais, deixando-os por conta dos avós, babás, escolas integrais desde a primeira infância, abrem mão da tarefa intransferível de educá-los. Ademais, uma boa escola não é suficiente para alguém conquistar um futuro promissor. Mais do que nunca, a formação das pessoas, e já na infância, está relacionada ao desenvolvimento emocional e social, bastante exigente da participação e presença dos pais ou de quem realmente educa a criança. Crescer é tão difícil quanto nascer. Há que estar pronto para enfrentar os desafios de um novo mundo.

 

Notinha

 

Dizer “não” ensina para a criança que ninguém pode tudo e esse aprendizado se configura como uma das posturas sociais mais importantes, pois implicada com a necessidade de respeitar limites, principalmente os do semelhante.

Maria Montessori alertou: “A criança constrói seu íntimo a partir de impressões recebidas e mantidas profundamente". Assim, quando tratamos a criança com cortesia, respeito, damos a ela um referencial, um modelo, para o seu comportamento. No dia a dia, podemos/devemos demonstrar, através de exemplos, o comportamento que gostaríamos que a criança adotasse.

 

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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 


 

 

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