CINCO-MARIAS
Infância e limites
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
A imitação é o primeiro instinto da mente que está despertando. Maria Montessori
O estabelecimento de
limites é uma questão inquietante hoje em dia e muito discutida por
profissionais da área da educação e do desenvolvimento infantil.
O que os pais
precisam fazer?
Pais que amam não são
aqueles que cedem sempre. A arte de ser pai ou mãe significa saber também dizer
“não”, pois apenas desse modo a criança crescerá consciente de que não há só direitos,
mas também deveres.
Nascemos com um
temperamento próprio. Alguns são mais tranquilos, outros são mais agitados,
contudo o que determina o comportamento de uma criança é o seu ambiente
emocional e, por isso, os pais precisam dar a ela ambas as experiências da
liberdade e dos limites.
Claro que o diálogo é
fundamental para a construção de uma boa educação. Por exemplo, durante as
conversas, pais e filhos podem ouvir e falar. Os pais devem conhecer o dia a
dia dos filhos para orientá-los e interferirem de maneira firme e pontual
quando a situação exigir; e os filhos, por sua vez, precisam respeitar os pais,
segundo uma base de confiança, pois ter respeito é distinto de ter medo!
Qual é o problema de
uma criança sem limites? Além de atrapalhar o entorno, prejudicar o ambiente
escolar, por exemplo, essa criança tende a se tornar um adolescente egoísta,
que não aceita um “não” como resposta e, por isso, crescerá intolerante, arrogante,
impaciente e… insegura.
Infelizmente, muitos
pais não percebem que, ao se distanciarem dos filhos na busca de realizações
pessoais, deixando-os por conta dos avós, babás, escolas integrais desde a
primeira infância, abrem mão da tarefa intransferível de educá-los. Ademais,
uma boa escola não é suficiente para alguém conquistar um futuro promissor.
Mais do que nunca, a formação das pessoas, e já na infância, está relacionada
ao desenvolvimento emocional e social, bastante exigente da participação e presença
dos pais ou de quem realmente educa a criança. Crescer é tão difícil quanto
nascer. Há que estar pronto para enfrentar os desafios de um novo mundo.
Notinha
Dizer “não” ensina
para a criança que ninguém pode tudo e esse aprendizado se configura como uma
das posturas sociais mais importantes, pois implicada com a necessidade de
respeitar limites, principalmente os do semelhante.
Maria Montessori
alertou: “A criança constrói seu íntimo a partir de impressões recebidas e mantidas
profundamente". Assim, quando tratamos a criança com cortesia, respeito,
damos a ela um referencial, um modelo, para o seu comportamento. No dia a dia,
podemos/devemos demonstrar, através de exemplos, o comportamento que
gostaríamos que a criança adotasse.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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