sábado, 20 de maio de 2023

 



Palavras de Luz

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

  

No dia 2 de maio, junto da esposa querida, Maria de Lourdes, expusemos a pequeno grupo, na FEB, nossa reflexão sobre esta frase, destacada na obra Palavras de Luz: “Apequenar-se para ajudar, sem perder altura, é assegurar a melhoria de todos, acentuando a própria sublimação”.

A frase foi retirada da obra Pensamento e Vida, capítulo 10. É do Espírito  Emmanuel e foi psicografada por Chico Xavier.

No estudo preparatório que fizemos em casa, Lourdes propôs-nos a citação doutras frases manuelinas, tiradas da obra Vinha de Luz, que nos reforça os gestos de simpatia e humildade, como convite a oferecer o melhor de nós aos nossos irmãos ao transmitir-lhes algo de nosso conhecimento:

“- Sem ofuscá-los com nossa luz;

- Sem molestá-los com nossa posse;

- Sem criticar os atos alheios” etc.

Concluímos, então, que ao expressar bons pensamentos estaremos sintonizados com os bons espíritos e nossas vibrações serão agradáveis, mas, se nosso pensar for negativo, atrairemos os espíritos maus e consequentemente más vibrações. Ou seja, nossas vibrações boas ou más influenciam os que nos veem e ouvem. Repercutem a nosso favor ou contra nós. Quando Jesus nos recomenda: “Brilhe a vossa luz [...]”, complementa: “[...] diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus, 5:16).

Desse modo, conclui Emmanuel em Pensamento e Vida que “apenas o amor puro é capaz de criar em nossa mente a energia da luz divina a expandir-se de nós em reflexos de protetora renovação”, ou seja, nos convidando à renovação que começa nos próprios pensamentos. Portanto, cabe-nos buscar o bem, as boas ações, trabalhar, amar, servir e perdoar sempre.

É desse modo que estaremos agindo de acordo com o contido na questão 886 d’O Livro dos Espíritos, ou seja, no verdadeiro sentido da caridade, como a entendia Jesus, com “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas”.

Esse deve ser um exercício diário, que obras como as citadas e outras, que complementam seu portentoso edifício, a Doutrina Espírita coloca-nos à disposição para nos mantermos sempre sintonizados com a mensagem de Jesus. Nossa luz brilhará quando nos fizermos humildes e devotados a todos, amando, servindo e perdoando sempre quem caminha conosco ou cruza nossos passos no breve estágio em que exercitamos a caridade, lei maior de Deus, que é o Amor em sua sublime expressão.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 


  
 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário