domingo, 28 de maio de 2023

 



Tentações: como vencê-las

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

 

Kardec diz que o verdadeiro espírita se reconhece por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas inclinações inferiores.

As tentações, como sabemos, nascem do fundo escuro de nossa alma, fruto das viciações e condutas lastimáveis cultivadas em nossas inúmeras existências corpóreas.

Aceitando a proposta de Kardec, é óbvio que temos de domar as inclinações inferiores que decorrem das viciações e condutas a que nos reportamos.

Ninguém ignora que temos inimigos que gostariam de nos prejudicar, e isso é fácil de compreender, porque a arte de perdoar é coisa rara neste mundo. Eles se valem então de nossas tendências, para que nos afundemos e novamente fracassemos. Além disso, temos os cúmplices e os comparsas de nossas aventuras do passado que, devido às mesmas viciações, estimulam em nós o desejo e, assim, a fraqueza ante a tarefa a ser empreendida.

Uma verdade que é incontestável, quando lidamos com essa questão, é que só venceremos nessa luta se a vontade de mudar for mais forte que o desejo. Isso se aplica em todos os casos de viciação: alcoolismo, tabagismo, consumo de drogas que causam dependência, jogos de azar, corrupção e, entre tantos outros, a cupidez e a luxúria.

Se a vontade for mais forte que o desejo, venceremos. Se a vontade for mais fraca, fracassaremos.

Ninguém consegue ajudar uma pessoa que recusa a ajuda ou, aceitando-a, não cumpre a parte que lhe cabe.

É bom que tenhamos isso sempre em mente.

 

 


 


 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário