sábado, 27 de maio de 2023

 



O Espiritismo e o Evangelho de Jesus

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

 

Allan Kardec, no item 8 da conclusão d’O Livro dos Espíritos, informa-nos que o Espiritismo confirma a moral do Cristo, como também esclarece o sentido de suas verdades ensinadas de modo alegórico. Deixa claro que, assim como Jesus veio revelar-nos o “caminho do verdadeiro bem” e relembrar a Lei Divina, o Espiritismo veio recordar-nos, mais precisamente, essa Lei, o que agora ocorre pela voz dos espíritos superiores, sob a coordenação do Cristo.

Um desses inumeráveis espíritos que se manifestaram por diversos médiuns, em especial por Chico Xavier, é João de Deus, grande poeta, em vida física, da Literatura Portuguesa. A seguir, compartilho um dos seus poemas, publicado na obra Lira Imortal, cujo título é Espiritismo:

 

O Espiritismo é a ilha da bonança,

No oceano de lágrimas e de dor,

Onde o homem cansado e sofredor

Encontra o porto amigo da esperança.

 

Porto claro e feliz, onde a alma alcança

Os tesouros de fé, crença e amor,

Sob as bênçãos divinas do Senhor,

E onde a vida decorre calma e mansa.

 

É na doutrina da fraternidade

Que o coração de toda a humanidade

Há de alcançar mais vida, paz e luz.

 

Somente o seu ensino verdadeiro

Pode reunir na Terra o mundo inteiro

No Evangelho sublime de Jesus.

 

E o Espírito Emmanuel, guia espiritual de Chico, no fim de sua mensagem intitulada Jesus e César, publicada na obra Coletânea do Além, deixa-nos as seguintes frases para nossa reflexão e atitudes no mundo físico, breve escola da vida, e no mundo espiritual, onde será aferida cada uma de nossas ações:

 

Na atualidade do mundo, o Espiritismo é aquele Consolador prometido, enfeixando nova e bendita oportunidade de redenção. Em seu campo doutrinário, a verdade de Deus não está algemada, seus felizes estudantes e seguidores podem aquecer o coração ao sol da liberdade íntima, sem obstáculos na marcha da consciência para a realização divina (op. cit.).

 

Conclusão: assim como todos os emissários espirituais do Cristo, Emmanuel confirma o Espiritismo como Consolador prometido e presidido por Jesus, como lemos em João, 14:16 a 18. Nele, o Evangelho de Jesus é explicado sem alegorias, para quem deseje pô-lo em prática, com o objetivo de aperfeiçoar-se espiritualmente.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 


 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Um comentário: