Sexo e Obsessão
Manoel Philomeno de Miranda
Parte 19
Damos sequência neste espaço ao estudo metódico e sequencial do livro Sexo e Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada originalmente em 2002.
Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.
Eis as questões de hoje:
127. Rosa Keller e
o marquês de Sade estariam também sujeitos, em sua nova existência, à investida
de obsessores?
Sim. Os desatinos cometidos por
ambos teriam, evidentemente, consequências, mas o processo obsessivo será, em
ambos os casos, qual ferro em brasa para o cautério da alma comprometida por
feridas morais graves. Vale meditar nesta observação feita pelo Mentor
Anacleto: “Nunca nos devemos esquecer que onde se encontre o réprobo devedor aí
também estará o infeliz cobrador. Os processos da Justiça Divina seguem métodos
de harmonia e de amor, de forma que ambos os contendores tenham o mesmo ensejo
de reparação e de crescimento interior, de forma que se possam libertar da
inferioridade e alcancem mais elevados patamares da felicidade.” (Sexo e
Obsessão, capítulo 22: Considerações edificantes.)
128. No tratamento
dos processos obsessivos, os causadores da obsessão são também indiretamente
beneficiados?
Sim. Esse é um ponto importante
que merece destaque. Segundo Anacleto, enquanto os adversários espirituais
estiverem afligindo o marquês de Sade e Rosa Keller, em razão de se encontrarem
os pacientes no Lar da Caridade sob a inspiração de Jesus e recebendo as luzes
do conforto moral e da misericórdia que verterá sobre eles, serão também eles
beneficiados, porque ouvirão as dissertações espiritistas, receberão as
energias saudáveis que serão aplicadas nos enfermos e os atingirão, e, em
consequência, vivenciarão uma psicosfera inabitual à que lhes é familiar. O Bem
tem dimensão infinita. Quando alguém acende uma lâmpada, não apenas se ilumina
como oferece claridade a toda uma ampla área. Assim também ocorre com o brilho
da Mensagem de amor que, ao acender os filamentos internos, irradia luminosidade
por toda parte. (Obra citada, capítulo 22: Considerações edificantes.)
129. Ante a
investida das Trevas sobre a instituição que atua na prática do bem e da
caridade, que medidas são tomadas pelo Plano Espiritual?
Segundo Anacleto, se as Trevas se organizam
para a ação do mal, o Senhor da Seara vela pela instituição e pelos seus
trabalhadores. Todos percebemos quando alguma nuvem tolda, por momentos, a
claridade do dia, no entanto não nos preocupamos, porque sabemos que o Sol
sempre brilhará, suplantando toda escuridão. Aqueles que se comprometem a
servir com Jesus não ignoram que as condições nem sempre serão amenas e que os
testemunhos estarão sempre convocando-os à vigilância e advertindo-os dos
perigos. Se os Espíritos perversos se organizam para o trabalho de crueldade, o
Bem perseverante está-lhes muito adiante, prevendo as ocorrências e
apresentando soluções que, inclusive, objetivam resgatá-los da situação
inditosa em que permanecem. (Obra citada, capítulo 22: Considerações
edificantes.)
130. Ao explicar
como o Bem atua em face do assédio das sombras, o mentor Anacleto referiu-se a
conhecida promessa de Jesus. Que promessa é essa?
“Eu nunca vos deixarei a sós!” –
eis a promessa feita por Jesus. E o que vemos em toda parte, diz Anacleto, é a
confirmação dessa promessa. “Através dos Seus prepostos Ele sempre está
conosco, em suave convívio e oferecendo-nos salutares advertências”, afirmou o
mentor. (Obra citada, capítulo 22: Considerações edificantes.)
131. Que efeito a
melodia suave produz nos ambientes em que os Benfeitores espirituais atendem
indivíduos enfermos, agitados, irritados e necessitados em geral?
A melodia, quando adequada aos
propósitos citados, cria um ambiente de relaxamento e de bem-estar. Foi o que
se viu na instituição espírita, a que iam chegando inúmeras entidades
necessitadas de auxílio – cansadas umas, outras irritadas, diversas ansiosas,
muitas deprimidas – que, ao adentrarem o recinto impregnado de forças
reparadoras e curativas, experimentavam, de imediato, compreensível
refazimento. Mesmo aquelas que desconheciam os ensinamentos espíritas e eram
visitantes de primeira vez, não se podiam furtar às vibrações agradáveis que as
penetravam, modificando-as interiormente, enquanto fora da instituição
continuava a algaravia dos infelizes e o ensurdecedor ressoar de tambores e de
instrumentos que produziam sons metálicos perturbadores. (Obra citada, capítulo
22: Considerações edificantes.)
132. Com base nos
ensinamentos espíritas podemos afirmar que o processo de evolução é muito mais
complexo do que o apresentado no arquétipo bíblico?
Sim. O progresso da criatura
humana processa-se etapa a etapa, pelos incontáveis mecanismos da vida até
atingir a meta para qual fomos criados, em uma caminhada de longa duração. (Obra
citada, capítulo 23: Convites à reflexão e ao testemunho.)
133. Por que
determinadas pessoas elegeram o Espiritismo como a ameaça a ser combatida?
O tema foi lembrado na palestra
feita pelo médium Ricardo. Segundo ele, salvo algumas exceções, somos ainda na
Terra pessoas primitivas e ignorantes, vítimas do egoísmo e das paixões mais
grosseiras. Estamos, em face disso, convocados ao esforço de transformação
pessoal para melhor, mas muitas lutas e entraves teremos que vencer para
alcançarmos esse objetivo. Os que não desejam que isso se dê, porque se
encontram sob o domínio da astúcia e da crueldade, elegeram o Espiritismo, na
sua condição de adversário natural do materialismo, como a ameaça que deve ser
combatida com denodo e sem cessar. O motivo é simples: o Espiritismo, pelos
ensinamentos que transmite e pelas ações que desenvolve, interfere nos
interesses dos inimigos do Bem, que não desejam que ocorra a renovação do
planeta, fadado a alcançar o nível de mundo de regeneração”. (Obra citada,
capítulo 23: Convites à reflexão e ao testemunho.)
Observação:
Para acessar a parte 18 deste estudo, publicada na semana
passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/04/blog-post_24.html
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