domingo, 11 de junho de 2023

 



Orar é bom e faz bem sempre

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

 

Muitas pessoas perguntam-nos, vez por outra, o que pensamos da prece e de sua importância em nossa vida.

Nossa resposta tem sido invariavelmente a mesma. A prece é muito importante e faz parte dos chamados recursos espirituais que nós – espíritas ou não – jamais poderemos relegar a um plano secundário.

Em O Evangelho segundo o Espiritismo, obra escrita por Allan Kardec, um Espírito que fora na Terra o pastor protestante Monod recomenda que façamos nossas preces à noite antes de dormir, e de manhã antes de nos levantarmos.

Comentando essa recomendação, Kardec explicou em um texto publicado na Revista Espírita que a prece diária deve ter como modelo a Oração Dominical, que todos os cristãos conhecem, em face de sua profundidade, singeleza e objetividade.

Em um dos livros de Yvonne A. Pereira, Dr. Bezerra de Menezes (Espírito) sugere-nos também que oremos na hora das principais refeições e explica o porquê da importância dessas orações. Entre outras coisas, a prece ajuda na harmonização do ambiente e torna mais substancial o efeito dos alimentos ingeridos.

Joanna de Ângelis (Espírito), que é, segundo pensamos, quem melhor tratou do tema até hoje, afirma que o ato de orar com fervor, com confiança e fé é importante por si mesmo, independentemente da resposta que a oração terá. É que ao orar, explica Joanna, a pessoa se põe em contato com as forças superiores que regem a vida e com isso se vitaliza.

Pesquisas recentes na área médica vêm comprovando o valor indiscutível da prece e da religião nos processos terapêuticos e imunológicos.

Podemos dizer então que orar faz bem sempre, não importa o lugar, mas é indispensável que a prece seja simples, clara, objetiva e, sobretudo, um ato de humildade da criatura perante o Criador, algo que a eleve espiritualmente e propicie, portanto, os efeitos acima mencionados.

 

 


 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário