terça-feira, 6 de junho de 2023

 



A depuração do gosto e a sua constatação

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

Não adianta falar palavras elevadas se ainda as ações não as acompanham. Também não adianta aparentar alguém considerável se o sentimento é grosseiro e inferior. Portanto, não adianta querer ser o que ainda não se conquistou, mas é perfeitamente possível, questão de tempo, ou melhor, mais tempo em sofrimento ou menos em desespero. Também é questão de livre-arbítrio, no entanto o que não se engana é o estágio verdadeiro de um espírito, uns até tentam, porém por muito pouco tempo.

Quando uma pessoa já possui certa evolução não há que se mostrar, pois seu comportamento é favorável, sem esforço algum, já é conquista. A depuração do gosto é muito reconhecível, tudo o que lhe interessa é normalmente agradável, bom, sereno, bonito e isso é perceptível no estilo de música preferida, leitura, comunicação, pensamento, sentimento, relacionamento, comportamento. Quanto mais nobreza em tudo maior a elevação. E isso é igual para todos, sem nenhum privilégio.

Quanto antes o espírito compreender a verdade e querer acompanhá-la, antes também começará a ser feliz. Enquanto houver preferência por viver apenas o que é mais terreno, assim justamente viverá. As verdades da vida são decisivas e nem mesmo o mais arquitetado disfarce perdurará, basta observar uma pessoa para perceber a sua evolução, tudo é questão de gosto.

Decerto, o desenvolvimento não é algo que se conquista em alguns minutos, é uma questão de decisão, disciplina, compreensão e, principalmente, de querer melhorar-se, já que na escuridão que não se confia não se é feliz.

E bem se fala que quando se decide melhorar, isto é, seguir o fluxo coerente da existência, tudo de bom começa a ser acrescentado, porém isso não elimina os desafios naturais de um estado a outro. Quando se concorda em querer crescer, o corpo físico parece tornar-se mais sensível, parece que tudo começa a querer mudar, prefere-se comida mais saudável e simples, roupas confortáveis e discretas, música harmonizadora, livros enriquecedores, companhia calma e verdadeira, lugares tranquilos e agradáveis, filmes radiantes de esclarecimentos e tudo o que se volta para o belo e bom.

Tantas análises são dispensadas para a constatação de determinado estágio, basta observar a depuração do gosto, pois há de convir que nenhuma gentileza é encontrada em palavras de ofensa, nenhuma educação é observada no desrespeito, nenhuma cordialidade é percebida em tom alto de voz, também diante de uma música de baixa energia ouvidos gentis não se interessarão.

A elevação é percebida no completo comportamento de um espírito, quanto mais harmonização e nobreza houver também maior a sua evolução.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário