quinta-feira, 19 de março de 2020



O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Estamos fazendo neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo. Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Continuamos hoje o estudo da principal obra espírita – O Livro dos Espíritos –, cuja publicação inicial ocorreu em 18 de abril de 1857.

Parte 13

97. Os Espíritos exercem influência sobre nós apenas pelos pensamentos que nos sugerem, ou têm uma ação direta sobre a realização das coisas? 
Os Espíritos exercem influência pelos pensamentos que sugerem e, também, por outros meios, mas nunca atuam fora das leis da Natureza. (O Livro dos Espíritos, questões 525, 525-A, 526, 527 e 528.)
98. Podem os Espíritos fazer com que obtenhamos os dons da fortuna? 
Sim, em algumas vezes, como prova. Quase sempre, porém, recusam-se a isso, como se recusa à criança a satisfação de um pedido inconsiderado. (Obra citada, questões 525, 532, 533 e 533-A.)
99. A mitologia antiga representava os deuses ou Espíritos com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos ventos, outros do raio, outros ligados à vegetação. Essa crença tem algum fundamento? 
Sim, e pode-se mesmo dizer que ela está muito aquém da verdade, pois os Espíritos presidem aos fenômenos da Natureza e os dirigem de acordo com as atribuições que recebem. (Obra citada, questões 536, 537, 537-A, 538, 539, 540 e 536-B.)
100. Que ocorre com os Espíritos que desencarnam durante os combates? 
Muitos continuam, após a morte, a interessar-se pela batalha, enquanto outros se afastam. Ocorre nos combates o que ocorre em todos os casos de morte violenta: no primeiro momento, o Espírito fica surpreendido e como que atordoado. Julga não estar morto. Parece-lhe que ainda toma parte na ação. Só pouco a pouco a realidade lhe surge. (Obra citada, questões 541, 546 e 548.)
101. Um indivíduo mau pode fazer mal ao seu próximo valendo-se para isso do auxílio de um mau Espírito?
Não. Deus não o permitiria. (Obra citada, questões 551, 552 e 557.)
102. Existem pessoas dotadas do dom de curar através de um simples contato?
Sim. A força magnética dessas pessoas pode chegar até aí, quando secundada pela pureza dos sentimentos e por um ardente desejo de fazer o bem, porque então os bons Espíritos lhes vêm em auxílio. (Obra citada, questões 552, 555 e 556.)
103. Os Espíritos têm alguma atividade a desempenhar, além da busca do seu melhoramento pessoal, ou apenas os mais elevados têm ocupações úteis na erraticidade?
Concorrem eles para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus, cujos ministros eles são. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas que nada tem de penosa, como a vida na Terra, porque não há nela a fadiga corporal nem as angústias das necessidades. No mundo espiritual, todos têm deveres a cumprir, seja qual for o grau evolutivo que tenham alcançado. (Obra citada, questões 558, 559, 562 e 563.)
104. Os Espíritos se imiscuem em nossas atividades e prazeres?
Os Espíritos vulgares, sim. Eles nos rodeiam constantemente e com frequência tomam parte ativa no que fazemos, de conformidade com sua natureza. Cumpre assim aconteça, porque, para serem os homens impelidos pelas diversas veredas da vida, necessário é que se lhes excitem ou moderem as paixões. (Obra citada, questão 567.)

Observação:
Para acessar a Parte 12 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/03/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec_12.html

  


Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário