quinta-feira, 26 de março de 2020



O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Estamos fazendo neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo. Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Continuamos hoje o estudo da principal obra espírita – O Livro dos Espíritos –, cuja publicação inicial ocorreu em 18 de abril de 1857.

Parte 14

105. Em que consistem as missões atribuídas aos Espíritos errantes? E qual é a missão dos Espíritos encarnados?
Tais missões são tão variadas que impossível é descrevê-las. As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. Quer como Espíritos, quer como homens, são incumbidos de auxiliar o progresso da Humanidade, dos povos ou dos indivíduos, dentro de um círculo de ideias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais, e de velar pela execução de determinadas coisas. Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais, como assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos. Pode dizer-se que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a resguardar, assim no mundo físico, como no moral, e o Espírito se adianta conforme a maneira por que desempenha a sua tarefa. Quando encarnados, sua missão é instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso e em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais. As missões, porém, são mais ou menos gerais e importantes. O que cultiva a terra desempenha tão nobre missão como o que governa, ou o que instrui. Tudo em a Natureza se encadeia. Ao mesmo tempo que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência. Cada um tem neste mundo uma missão, porque todos podem ter alguma utilidade. (O Livro dos Espíritos, questões 569 a 577.)
106. Com que finalidade Deus põe a criança sob a tutela dos pais? A paternidade é também uma missão?
A paternidade é, sem contestação possível, uma verdadeira missão e, ao mesmo tempo, grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada que o torna propício a todas as impressões. (Obra citada, questões 582 e 583.)
107. Os animais também progridem? Há neles um princípio inteligente que sobrevive à morte corporal? Como se chama e que lhe acontece após o transe da morte? 
Sim, os animais também progridem. Há neles um princípio independente da matéria que sobrevive ao corpo, ao qual podemos chamar de alma, embora exista entre a alma dos animais e a do homem uma imensa distância. Após a morte, as almas dos animais conservam sua individualidade e vivem uma espécie de erraticidade até que, depois de classificadas, volvem a uma nova existência corpórea. (Obra citada, questões 597, 598, 600 a 606.)
108. Em que momento de sua existência o Espírito adquire a consciência do seu futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade dos seus atos? 
Numa série de existências que precedem o período a que chamais Humanidade é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, num trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra ele então no período da humanização, no qual começa a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos. (Obra citada, questões 607, 607-A, 607-B e 608.)
109. O Espírito que animou o corpo de um homem pode encarnar num animal?
Não, pois isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. (Obra citada, questões 612 e 613.)
110. O ensinamento de que o Espírito se elabora passando pelos diversos reinos da Natureza não é a confirmação da doutrina da metempsicose? 
Não. Duas coisas podem ter a mesma origem e absolutamente não se assemelharem mais tarde. Quem reconheceria a árvore, com suas folhas, flores e frutos, no gérmen informe que se contém na semente donde ela surge? Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma dos animais, como a árvore já não é a semente. De animal só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, pois, dizer que tal homem é a encarnação do Espírito de tal animal. Conseguintemente, a metempsicose, como a entendem, não é verdadeira. (Obra citada, questões 611 a 613.)
111. Onde se encontra escrita a lei de Deus? 
Na consciência. (Obra citada, questões 621, 621-"A" e 622.)
112. De acordo com o ensino espírita, Jesus é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo. Ora, considerando que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual é a utilidade do ensino que os Espíritos nos trazem?  
Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligível para todo o mundo; por isso, é necessário que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. A missão dos Espíritos superiores consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipócritas e os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de ocultarem suas torpezas. (Obra citada, questões 625, 627 e 628.)

Observação:
Para acessar a Parte 13 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/03/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec_19.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário