terça-feira, 3 de março de 2020



O início da transformação

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Não é o outro a transformar-se, mas o próprio ser desejar a sua transformação. Não é aguardar a palavra esperançosa ou a ação benfazeja, é a nova atitude em si próprio que deve nascer. Se o desejo é a paz, seja, então, pacificador; se a necessidade é a paciência, seja paciente; se a conscientização deve existir, crie em si essa consciência.
O choro, a lamúria, o desencanto porque os fatos não são brilhantes nem glamorosos devem ser contidos, pois a exigência do que não nos cabe, realmente, nesta etapa dos tempos, não faz muito sentido e isentarmo-nos dos ofícios do progresso na vida, muito menos.
Se deseja comer uma hortaliça sem agrotóxico, plante-a e cultive-a; se há muita sujeira nas calçadas, limpe a parte ao redor; se as pessoas não doam abraços, seja os braços abertos; se os outros ouvidos não estão aptos a ouvirem as dores alheias, seja o seu ombro o amparo para o desabafo sofrido; se as pessoas não se sensibilizam com as outras, seja o olhar carinhoso aos olhos lacrimejados.
Apenas cobrar ou dizer como seria um mundo melhor sem nada cooperar não é de se estranhar que nenhum efeito surtirá. Porém ter na mente e no coração como seria bom o empenho frente às nobres ações e sentir-se responsável por este planeta não somente mero visitante que se isenta de qualquer compromisso, decerto não restará tempo para exigências nem cobranças, pois a energia estará direcionada à construção, edificação da imensa gama de práticas que necessitam acontecer.
Diante da chuva de acontecimentos negativos, sejamos o início da boa nova ao futuro planeta de regeneração já que esta será perceptível quando o maior volume de ações e sentimentos forem amorosos, bondosos, consolarem e criarem sorrisos nas faces nas quais antes só havia tristeza, choro e dor.
Nenhuma grande transformação ocorreu até agora sem o comprometimento de pessoas interessadas pelo progresso.
Sejamos nós os seguidores desses exemplos tão positivos, e não sejamos nunca como a outra infinita parte de seres que reclama, exige, aponta, mas nada realizam para o bem comum, para a luz na vida.
E hoje de manhã percebi as calçadas ao redor mais limpas. Os vizinhos também estão fazendo a sua parte. Os pássaros sempre fazem.
 
Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário