segunda-feira, 2 de março de 2020



Um leitor leu no jornal Gazeta do Povo a seguinte frase dita, em uma entrevista, pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman:
“Democracia sem tolerância e respeito pelo outro é um oximoro...”
Que significa a frase mencionada?
O sociólogo e escritor polonês quis dizer que não pode haver democracia sem tolerância e respeito pelo outro. Se tal situação existisse em algum lugar, estaríamos diante de um contrassenso, de um paradoxo.
Por que ele equiparou a suposta situação – democracia sem tolerância e sem respeito pelo outro – a um oximoro?
Vejamos.
Oximoro é, conforme o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, uma palavra paroxítona que deve ser lida assim: oc-si-mô-ro, embora inúmeros dicionários admitam também a forma oxímoro, proparoxítona. Entre estes citamos o Dicionário da Academia Brasileira de Letras, o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, o Dicionário de usos do português do Brasil, de Francisco Borba, o Dicionário Aulete e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Oximoro é uma figura de linguagem que tem como característica reunir, em um texto, palavras ou ideias contraditórias, paradoxais. É o mesmo que paradoxismo.
Conquanto considerado uma figura da retórica clássica, um oximoro, dependendo do contexto, pode ser considerado um vício de linguagem.
Diante de um texto qualquer em que esteja presente essa figura de linguagem, o leitor é forçado a buscar o sentido metafórico da frase, providência que é necessária, muitas vezes, quando lemos crônicas ou poemas, como vemos nestes versos de Carlos Drummond de Andrade:

“A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo.”

Eis alguns exemplos clássicos de oximoro:

silêncio ensurdecedor
inocente culpa
gelo fervente
declaração tácita
guerra pacífica
doce veneno
gênio ignorante
tristemente alegre
inimigo amistoso
estudioso sem-noção
mentiroso honesto
valentia covarde
amor violento
silêncio eloquente.





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário