A desencarnação e suas
nuanças
ASTOLFO
O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De
Londrina-PR
Há
diferença entre morrer e desencarnar?
Sim.
Morte física e desencarnação são fatos distintos que não ocorrem
simultaneamente. Uma pessoa morre quando o coração deixa definitivamente de
funcionar, admitindo-se hoje em diversos países como válido o óbito se
registrada a morte encefálica.
Desencarnação
é outra coisa. A alma desencarna quando se completa o desligamento, o que pode
demandar algumas horas ou alguns dias.
Ensina
o Espiritismo que, de um modo geral, a alma continua ligada ao corpo enquanto
são nela muito fortes as impressões da existência corpórea.
Indivíduos
materialistas ficam retidos por mais tempo ao veículo material, até que a
impregnação fluídica animalizada de que se revestem seja reduzida a níveis
compatíveis com o desligamento. A demora nesse desprendimento é, às vezes,
necessária para que o desencarnante tenha menores dificuldades para ajustar-se
à realidade espiritual.
Ernesto
Bozzano, no livro A Crise da Morte,
depois de examinar 18 casos documentados sobre as fases inerentes ao transe da
morte, enumerou em 12 pontos suas conclusões.
Dentre
os pontos elencados, destacamos três:
1) Todos os que desencarnam afirmam que, durante
algum tempo, ignoraram o que, de fato, lhes ocorreu.
2) Quase todos informam haver passado, após a
morte, por uma espécie de “sono reparador”.
3) Os que desencarnam gravitam automática e
fatalmente para a esfera espiritual que lhes diz respeito, em obediência à “lei
de afinidade”.
Léon
Denis, no livro Depois da Morte, diz
que a separação que se dá entre a alma e o corpo é seguida por um período de
perturbação, período esse que é breve para as almas justas e boas, que logo se
separam, mas longo, às vezes muito longo, para as almas culpadas, impregnadas
de fluidos grosseiros.
O
assunto foi examinado também por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, em que podemos ler nas questões 149 a 165
que o estado de perturbação é um fato natural em todas as pessoas e varia de
acordo com o grau de elevação moral do desencarnante.
O
desprendimento da alma – que é o que caracteriza a desencarnação – começa pelas
extremidades do corpo e vai-se completando na medida em que são desligados os
laços fluídicos que prendem a alma ao corpo somático.
Há,
segundo informações colhidas no cap. XIII do livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz, psicografado por Francisco
Cândido Xavier, três regiões orgânicas fundamentais que demandam um grande
cuidado nos serviços de liberação da alma: o centro vegetativo, ligado ao
ventre; o centro emocional, sediado no tórax, e o centro mental, localizado no
cérebro. Nessa ordem é que a obra citada descreve como se processou o
desprendimento de Dimas, um dos personagens do livro.
A
oração é muito importante nesse processo e deveria, pois, estar presente sempre
nos chamados velórios. Kardec relata a propósito, no livro O Céu e o Inferno, um interessante caso ocorrido em 1863 com
Augusto Michel, que pediu a um médium fosse até o cemitério orar no seu túmulo.
O falecido suplicou tanto, que o médium acabou atendendo e, no próprio
cemitério, foi intermediário de uma mensagem do Espírito, agradecido por ficar
aliviado da constrição que antes o fazia preso à matéria.
Comentando
o caso, Kardec indaga se o costume quase geral de orar ao pé dos defuntos não
proviria da intuição inconsciente que se tem desse efeito, fato que demonstra o
equívoco daqueles que não aprovam as preces pelos mortos, imaginando que seu
destino, a partir do óbito, se encontra definitivamente fixado.
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Muito bom!
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