sábado, 13 de agosto de 2022

 



Não chorem à beira do meu túmulo!

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Eu estava pensando no que escrever, quando recebi um vídeo com a declamação do poema cujo título abre esta crônica. No dia 5 de agosto, tivemos a notícia do falecimento de Jô Soares, um dos mais geniais humoristas que o Brasil já teve. Todos os programas de humor em que ele se apresentou, e foram inúmeros, primavam pela exteriorização da alma de uma pessoa alegre e criativa, cujo nascimento na Terra tinha uma missão primordial: fazer-nos sorrir, rir, dar gargalhadas, chorar de tanto rir.

Pois bem, o declamador do vídeo foi Jô Soares, e o poema é de Mary Elizabeth Frye, poetisa norte-americana. Eis o que Jô declamou:

 

Não chorem à beira do meu túmulo,

eu não estou lá.

Estou no soprar dos ventos,

nas tempestades de verão

e nos chuviscos suaves da primavera.

 

Eu sou a prece inquieta dos ruídos da cidade

e o silêncio das madrugadas.

 

Não chorem à beira do meu túmulo,

eu não estou lá.

Estou no brilho das estrelas

perfurando a noite

e no cantar alegre dos pássaros.

 

Não, não chorem tristes, à beira do meu túmulo,

eu não estou lá.

Eu não morri,

eu sou a vida incessante e livre

que corre nas águas do rio.

 

Embora todos nós sejamos imortais, muitas pessoas passam do plano físico para o espiritual sem deixar boa lembrança nos que ficam. Pessoas como Jô, entretanto, permanecem por longos anos, não só pelo que ele era. Seus amigos e quem trabalhava com ele, desde o garçom Alex, que servia a água, até o funcionário apelidado Sr. Madruga, por ser parecido com o personagem do programa humorístico mexicano intitulado Chaves, todos eles choraram a perda desse amigo que a ninguém discriminava e a todos tratava bem.

Será, portanto, difícil aos que visitarem ou não seu túmulo obedecer ao refrão do poema que ele um dia declamou. Por mais que se contenham os que o amam, ao menos uma lágrima de saudade descerá teimosa dum dos seus olhos. Mas sua imagem será sempre a do maestro da alegria.

Vai com Deus, Jô, teu palco agora é nas estrelas! Paz e luz.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário