segunda-feira, 22 de agosto de 2022

 



Tormentos da Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 11

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

61. Por que em determinados casos a faculdade mediúnica é suspensa?

A perda e a suspensão da mediunidade são efeitos naturais das Leis soberanas, que fazem parte do ministério a que se entregam todos aqueles que pretendem servir ao Bem, em razão da não propriedade desses recursos, mas apenas da possibilidade de sua utilização para fins edificantes e libertadores. São uma verdadeira providência superior para advertir os incautos e trazê-los de volta ao caminho do dever, o que nem sempre, porém, sucede. (Tormentos da Obsessão, cap. 11 – O insucesso de Ambrósio.)

62. Em casos como o de Ambrósio, cujo estado era péssimo, o labor fluidoterapêutico é também utilizado?

Sim, e foi exatamente isso que ocorreu com Ambrósio. Segundo Dr. Inácio, o labor inicial seria fluidoterapêutico, com o objetivo de desvesti-lo das couraças vibratórias em que se encontrava envolvido, até ser possível, mais tarde, chegar ao seu psiquismo anestesiado pelas energias dos algozes que o entorpeceram desde os dias quando transitava no corpo físico. Fluidoterapia e oração eram, naquele momento, recursos indispensáveis. (Obra citada, cap. 11 – O insucesso de Ambrósio.)

63. Além da fluidoterapia e da prece, algum outro recurso foi utilizado no caso de Ambrósio?

Sim. Organizou-se, sob a direção de Eurípedes Barsanulfo, uma sessão especial com vistas a estabelecer um diálogo com os algozes do infeliz companheiro. Eurípedes sintetizou assim o programa a ser desenvolvido: “A transferência do nosso querido paciente para este recinto não rompeu os vínculos energéticos mantidos com alguns dos verdugos que o retinham na furna de aflições. Foi deslocado espiritualmente, sim, mas as fixações psíquicas encontram-se-lhe imantadas através do perispírito denso de energias morbosas. Iremos tentar deslocar algumas das mentes que prosseguem vergastando-o, atraindo os seus emissores de pensamentos destrutivos a conveniente e breve diálogo, para, em ocasião própria, torná-lo mais prolongado, mediante cuja terapia procuraremos liberá-lo das camadas concêntricas de amargura e de culpa, de necessidade de punição e de fuga de si mesmo, até o momento de o despertarmos do sono reparador, que lhe foi imposto por força das circunstâncias”. (Obra citada, cap. 12 – Terapia Especial.)

64. Que efeito a doutrinação produziu no obsessor de Ambrósio?

Não só a doutrinação, mas os passes aplicados no chacra coronário da médium em transe, fizeram com que o verdugo passasse por uma rápida alteração com sinais de entorpecimento mental, o que o levou, na sequência, ao adormecimento e ao seu afastamento da médium que participou da importante tarefa. (Obra citada, cap. 12 – Terapia Especial.)

65. Depois da doutrinação, que aconteceu com o obsessor de Ambrósio?

Finda a doutrinação, a entidade, já adormecida, foi deslocada do perispírito da médium e acomodada em maca próxima que a aguardava. (Obra citada, cap. 12 – Terapia Especial.)

66. Um recurso pouco comum foi utilizado em seguida em benefício de Ambrósio. Em que consistiu?

Assim que o obsessor foi afastado, Dona Maria Modesto concentrou-se especialmente e o Dr. Inácio tomou de delicado aparelho, constituído por dois capacetes unidos entre si por um tubo transparente, colocando cada um, respectivamente, na cabeça de Ambrósio e da médium. A seguir, parecendo ligados por corrente elétrica desconhecida, mas de natureza psíquica, o tubo passou a deslocar um tipo de energia viscosa que se desprendia do interior da cabeça do enfermo e inundava a mente da senhora, fazendo-a agitar-se. Foi a primeira vez que Manoel Philomeno de Miranda observou esse tipo de transferência de energia psíquica, mente a mente, com finalidade terapêutica, e foi um sucesso. (Obra citada, cap. 12 – Terapia Especial.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 10 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/08/blog-post_15.html

 

  

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário