quinta-feira, 25 de agosto de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Da arte de ser pais sob a visão espírita

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim, de ação. É atividade. J. H. Pestalozzi

 

Ninguém duvida que a missão da paternidade e da maternidade é séria e envolve amor e compromisso, menos egoísmo e mais altruísmo.

A visão de que a criança é um ser reencarnado deve fortalecer afeto, empenho e responsabilidade por partes dos pais. Com bastante atenção, sobretudo no primeiro setênio, os pais podem identificar as tendências que a criança revela desde muito cedo, procurando sondar seus talentos, suas dificuldades, e para incentivar uns e corrigir respeitosamente os outros, sem uso de impaciência, negligência ou violência.

A criança é um Espírito antigo (é detentora de individualidade e possui herança própria) e também é psiquismo novo, que responde, de modo maleável, à influência direta dos pais e, por isso, a importância dos exemplos cotidianos. Pais presentes, amorosos, responsáveis favorecem o desenvolvimento rico, alegre e saudável; pais ausentes, infantilizados, autoritários geram marcas dolorosas de ansiedade, medo, violência, insegurança – e que são os nítidos sinais de quem, sem disposição para ser pai ou mãe, agride e macera com seu egoísmo, seu desamor, a vida de alguém.

À medida que os Espíritos estão puros e inocentes durante a etapa da infância, e para que possam se reconstruir a partir da educação, os pais precisam se conhecer e se cuidar para receber um filho ou uma filha enxergando sua natureza única, que demanda neutralidade, perseverança e paciência no dia a dia. Pois educar dá trabalho, exige esforço amoroso por parte dos pais e que vai além de trocar fraldas ou, no tempo devido, matricular a criança em escolas para a hora da instrução e do início da vida social.

Antes de ter um filho seria maravilhoso se as pessoas se reservassem no mínimo um ano para se observarem profundamente, para praticarem introspecção e preparação – e para decidirem então, com honestidade, se estarão realmente disponíveis para acolher um ser humano que deverá, de novo, experimentar o estágio no planeta Terra a fim de se tornar mais pleno de coração, mente e mãos.

Por sermos humanos, cometemos erros. Porém, quando nos dispomos a ser pais, a fazer uso de um amor vidente, cientes de que o ser humano necessita dar conta da vida encarnada, pois quando morrer viverá como viveu na Terra, procuramos, com disposição resiliente, criar uma convivência familiar que valorize as aspirações do Espírito que aceitamos acolher e para ajudá-lo a alcançar, não as nossas expectativas, mas sim os seus reais propósitos evolutivos.  

 

Notinhas

 

Inovador na educação, Pestalozzi lançou as bases da educação moderna ao conceber um sistema de ensino prático e flexível, que procurava estimular as faculdades intelectuais e físicas da criança. Para ele, só o amor tinha força capaz de levar o ser humano à plena realização moral. É ele quem pondera, por exemplo, que os pais devem receber um filho com amor vidente e para ajudá-lo a alcançar sua autonomia para bem servir à vida. Segundo Pestalozzi, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas identificadas com a mente (intelectual), a mão (físico) e o coração (afetivo ou moral).

Herculano Pires, em sua Pedagogia Espírita, explica: “é preciso não esquecer que as crianças são Espíritos reencarnados, Espíritos adultos que se vestem, como ensina Kardec: ‘como roupagem da inocência’ para voltarem à Terra e iniciarem uma vida nova”.

 

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Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

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