segunda-feira, 8 de agosto de 2022

 



Tormentos da Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 9

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

49. Lavater foi também adepto da doutrina da Fisiognomonia?

Sim. De origem muito antiga, essa doutrina, esquecida por um largo período, ressurgiu na Renascença, despertando o interesse de inúmeros pesquisadores, especialmente do célebre Tomás de Campanella, que muito a divulgou, baseando-se no trabalho de Porta, intitulado Da Fisiognomonia Humana. Novamente esquecida, foi restaurada por Lavater, e passou a merecer alguma consideração a partir daí, no século 19, ligando-se à nascente Frenologia, sendo, sem qualquer dúvida, ambas as doutrinas precursoras da atual Biotipologia.  (Tormentos da Obsessão, cap. 9 – Tarefas relevantes.)

50. Podemos afirmar que é lento o processo de evolução do ser humano?

Sim. O processo de evolução é lento. Segundo Dr. Inácio Ferreira, o motivo dessa lentidão se deve ao fato de que nós, que nele estamos envolvidos, optamos pelo imediatismo e somos envolvidos pelas ilusões que afastam aparentemente as responsabilidades e as lutas, intoxicando-nos os centros do discernimento e entorpecendo-nos a razão. (Obra citada, cap. 9 – Tarefas relevantes.)

51. Que é necessário para que o espírita não fracasse?

Para que o candidato à edificação de si mesmo alcance o objetivo a que se propõe, torna-se imprescindível todo o empenho e sacrifício pessoal, com renúncia a todas as tendências perturbadoras, a fim de realizar a transformação moral imprescindível à felicidade. Somente o conhecimento espírita não basta para oferecer resistência a pessoa alguma ante as inclinações para o mal e para a desordem interior. Após consegui-lo, faz-se imprescindível vivenciá-lo, passo a passo, momento a momento, mantendo vigilância e coerência na conduta, a fim de não se comprometer negativamente e desviar-se do caminho da retidão. (Obra citada, cap. 10 – Experiências gratificadoras.)

52. A quem o autor desta obra confere o título de adversário perverso e traiçoeiro?

O adversário traiçoeiro e perverso, a que ele se refere, são os inimigos espirituais, que nos devem merecer muita atenção. Testemunhas e acompanhantes dos homens terrestres, inspiram-nos, participam das suas atividades, tornam-se companheiros inseparáveis do seu comportamento e conseguem interferir nas vidas com as quais se associam, materializando seus intentos malsãos em razão da predominância das inclinações vinculadas ao egotismo, ao orgulho, à soberba, aos interesses mesquinhos, que permanecem com suas sequelas tormentosas naqueles que lhes tombam nas armadilhas. (Obra citada, cap. 10 – Experiências gratificadoras.)

53. Em muitas sepulturas lê-se a frase: “Repousa em paz”. Ao desencarnar, a criatura humana realmente repousa?

É evidente que não. Em toda parte a vida é estuante. Não poderia ser diferente na chamada vida espiritual, em que o movimento é constante, mesmo em relação à matéria, que experimenta os fenômenos transformadores das células e moléculas. O Espírito, ainda quando se encontre em profunda hibernação, que é sempre transitória, permanece vivo e pulsante.  (Obra citada, cap. 10 – Experiências gratificadoras.)

54. Há semelhanças entre uma comunidade terrena e uma comunidade espiritual?

Sim. Referindo-se à comunidade espiritual em que se encontrava, Manoel Philomeno diz que o mesmo Sol que aquece a Terra e o incomparável zimbório estrelado ali estavam irradiando beleza e concitando a reflexões graves sobre a excelsitude do Amor e a necessidade de crescimento moral e espiritual. Constituída de material específico, maleável à ação do pensamento, quase tudo ali se assemelhava a uma cidade terrestre aprimorada, sem os excessos de perturbação e tumulto, mas igualmente regida por Leis e Estatutos próprios.  (Obra citada, cap. 10 – Experiências gratificadoras.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 8 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/08/blog-post.html

 

  

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário