segunda-feira, 1 de agosto de 2022


 

Tormentos da Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 8

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

43. Quais as causas das agruras e humilhações sofridas por Leôncio no plano espiritual?

Elas lhe foram produzidas por inimigos que ele arregimentara em reencarnações anteriores, quando se tornou membro-soldado do Exército de Jesus e impusera a crueldade como instrumento de conversão religiosa. Agora, ao reencontrá-lo, desforçavam-se com inclemente perversidade, arrastando-o para regiões inferiores onde ele experimentou as mais rudes humilhações e desacatos de outros mais arrogantes adversários, até que o apóstolo de Sacramento o retirou do abismo, recambiando-o para o Hospital em que agora se encontrava. (Tormentos da Obsessão, cap. 7 – A amarga experiência de Leôncio.)

44. Em que e por quê, mesmo conhecendo a Doutrina Espírita, Leôncio tornou a fracassar?

Leôncio realmente experimentou a dádiva do conhecimento espírita, mas lhe faltaram os recursos morais, que, embora lhe vicejassem no íntimo e o orientassem de alguma forma, não eram suficientes para superar as tendências em predomínio no ego: a vaidade exacerbada, o temperamento agressivo e soberbo, a presunção do conhecimento acadêmico, a ambição por exercer um ministério missionário. Foi nessa deficiência do Espírito que se abriram as brechas para as agressões imprudentes dos seus adversários pessoais, bem como aqueloutros do ideal libertador. O conhecimento intelectual nem sempre oferece discernimento emocional, e não são poucos aqueles que, possuidores de grande cultura, falham em questões pertinentes ao sentimento, ensoberbecendo-se e mantendo distância mental das pessoas que consideram inferiores. Há, pois, uma distância significativa entre conhecer e vivenciar, ensinar e sentir, compreender e amar em profundidade, ajudando sempre e sem cessar. (Obra citada, cap. 8 – Indagações esclarecedoras.)

45. Citado nesta obra, que desmandos são atribuídos a Tomás de Torquemada?

Nomeado um dos inquisidores da fé, no ano de 1482, homem culto e perverso, Torquemada logo se reuniu com os legistas João de Chaves e Tristão de Medina, de imediato redigindo as Instruções e Ordenanças dos Inquisidores que, somente por ele, pessoalmente, condenaram à fogueira 8.800 pessoas e mais 96.504 que experimentaram outras punições. Graças a ele, os Reis católicos Fernando e Isabel expulsaram do país mais de um milhão de judeus que de lá fugiram a fim de escapar às hediondas perseguições. Os frutos amargos dessa era de terror ainda se encontram na árvore dos remorsos de incontáveis criaturas e continuam pesando na economia moral de cada um. Leôncio foi apenas uma dessas pessoas. (Obra citada, cap. 8 – Indagações esclarecedoras.)

46. A que se deve a intercessão benéfica que, apesar dos seus fracassos, permitiu a Leôncio ser acolhido no Sanatório Esperança?

Segundo Alberto, o grave comprometimento com o erro não anulou as boas obras que foram por Leôncio praticadas. Ele deixou na Terra um patrimônio literário muito nobre, que vem ensinando e orientando muitas vidas a encontrar o rumo da felicidade mediante o esclarecimento correto e oportuno. Suas defecções são pessoais, e por elas vem respondendo, mas também os labores de engrandecimento moral lhe oferecem créditos relevantes, que diminuem as consequências funestas de sua invigilância. Nada desaparece na contabilidade da vida, constituindo sempre valor que faz parte das operações evolutivas dos seres. Ao lado disso, os seus afetos, particularmente a genitora, credora de muitos títulos de enobrecimento, e sua esposa, que conseguira manter o amor acima das vicissitudes, e as orações de muitos corações que lhe são afetuosos intercederam em seu favor, facultando-lhe conquista especial da misericórdia de Deus, que nunca se expressa em regime de exceção, por estar aberta a todos os seres do universo. (Obra citada, cap. 8 – Indagações esclarecedoras.)

47. A propalada evolução é um processo?

Sim. Evolução é processo de renovação constante e de crescimento interior, passo a passo, com alegria e tirocínio em torno da realidade. A todos nós, criaturas humanas, estão reservadas oportunidades abençoadas de crescimento e evolução, não importando qual seja o contributo de dor e luta que nos seja imposto. Com Leôncio não seria diferente.  Sempre haverá oportunidade para todos quantos honestamente se empenhem na tarefa de recuperação de si mesmos e de fraternidade em relação ao seu próximo. A moeda de amor que direcionamos a outrem é raio de luz em nosso caminho em sombras, clareando-nos a marcha. (Obra citada, cap. 8 – Indagações esclarecedoras.)

48. Além de ter sido um mártir do Cristianismo na Lyon antiga, Eurípedes Barsanulfo foi também Johann Kaspar Lavater?

Sim. O querido missionário do amor reencarnou efetivamente no ano de 1741 em Zurique, com o nome de Johann Kaspar Lavater, que contribuiu grandemente, no seio do protestantismo, para a divulgação do pensamento cristão desvestido de qualquer dogmatismo ou paixão de seita. (Obra citada, cap. 9 – Tarefas relevantes.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 7 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/07/blog-post_25.html

 

  

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário