sexta-feira, 14 de outubro de 2022

 



A Evolução Anímica

 

  Gabriel Delanne

 

Parte 9

 

Damos prosseguimento ao estudo do clássico A Evolução Anímica, de Gabriel Delanne, conforme a 8ª edição da tradução de Manoel Quintão, publicada pela Federação Espírita Brasileira.

Esperamos que este estudo sirva para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto indicado para leitura.

Este estudo é publicado sempre às sextas-feiras.

 

Questões preliminares

 

A. Como se efetua a ligação do perispírito com o corpo físico?

B. Qual o meio que conduz o indivíduo ao progresso?

C. Que fato demonstrou que a alma não é uma função do cérebro, como argumenta a doutrina materialista?

 

Texto para leitura

 

89. Os fluidos são, como sabemos, constituídos por estados de matéria eterizada. A rapidez do seu movimento molecular é proporcional ao grau de rarefação das moléculas. Quanto mais densos, opacos, viscosos, maior resistência oporão a toda e qualquer modificação. É necessário, pois, que a alma chegue a mudar a direção dos movimentos do seu invólucro e a regularizar-lhe a atividade, para que possa manifestar-se exteriormente. Supondo que em cada experiência o vapor não se aclara senão em quantidades diminutíssimas, ter-se-á uma ideia aproximada do que ocorre com a alma e com o seu invólucro, enquanto percorre a série animal. (Págs. 101 e 102)

90. Dito isso, Delanne desenvolve um longo estudo baseado na obra Psychologie générale, de Charles Richet, de 1887, procurando explicar como se formaram os órgãos dos sentidos e o papel do perispírito nesse processo. Eis de forma resumida algumas das proposições formuladas pelo Autor: I – A vida de relação dos seres animados compreende dois termos: ação do mundo exterior sobre o animal, traduzindo sensibilidade, e ação do animal sobre o mundo exterior, traduzindo movimento. II – A faculdade de corresponder por movimentos a uma força externa é peculiar a todos os seres viventes e se chama irritabilidade. III – Em toda a natureza, a força jamais se destrói. Ela não se perde, não se cria e, talvez, se transforme, mas persistirá sempre e se encontrará, absolutamente integral, na matéria inerte que lhe sofreu a ação. IV – Um fato que demonstra à saciedade esse princípio de conservação da força é a impressão que certas substâncias, como a obreia, deixam num metal polido, como uma lâmina de navalha. V – Desse modo, ainda que uma força não determine movimentos aparentes num corpo, não deixa de lhe modificar a constituição molecular, transformando-se e imprimindo no corpo um novo estado diferente. VI – O perispírito se liga a todas as moléculas do corpo. VII – É por meio do fluido vital, impregnado no gérmen, que a encarnação pode realizar-se, pois o Espírito só pode atuar sobre a matéria por intermédio da força vital. VIII – Participando da vida geral nos organismos complexos, cada célula goza de tal ou qual autonomia, de modo que todo movimento nela produzido altera-lhe o equilíbrio vital e essa modificação dinâmica determina no duplo fluídico um movimento. IX – Toda ação interna ou externa produz, portanto, um movimento no invólucro perispiritual, fato esse que, aliado à teoria exposta por Delboeuf em Éléments de psycho-physique, nos permite compreender de que maneira puderam formar-se os órgãos dos sentidos. X – Os exemplos citados pelo Autor prendem-se ao órgão do tato, mas poderiam ser igualmente utilizados para explicar-se o advento da audição e da visão. (Págs. 103 a 112)

91. Encerrando o capítulo III desta obra, Delanne examina o tema sistema nervoso e ação reflexa e trata, por fim, do instinto. Eis, de forma resumida, algumas das proposições aí formuladas: I – O sistema nervoso não é senão a condição orgânica das ações psíquicas da alma; depois de sua destruição, com a morte corpórea, a alma continua a viver normalmente. II – Durante a encarnação ele é a reprodução material do perispírito e toda alteração grave de sua substância engendra consecutivas desordens nas manifestações do princípio pensante. III – A medula espinhal é considerada pelos fisiologistas sob um duplo aspecto, a saber: como fio condutor, transmite ao encéfalo as sensações e reconduz dele as excitações motrizes; como centro nervoso, é a sede das ações reflexas. IV – As propriedades notáveis do sistema nervoso não podem subsistir na matéria mutável, fluente, incessantemente renovada. É preciso para isso que tenham o seu fundamento na estabilidade natural do invólucro fluídico. V – Podemos comparar o corpo a uma nação, e o mecanismo fisiológico às leis que regem o povo. As personalidades mudam; umas morrem, outras nascem, mas as leis subsistem sempre, não obstante passíveis de aperfeiçoamento. VI – O instinto é a mais baixa forma mediante a qual manifesta-se a alma. VII – Na lebre que dispara ao menor ruído, o movimento de fuga é involuntário, inconsciente, em parte reflexo, em parte instintivo, mas é sobretudo um movimento adaptado à vida do animal, tendo por finalidade a sua salvação. VIII – As ações e reações são sempre as mesmas, mais ou menos, para uma espécie. Incessantemente repetidas, essas operações incrustam-se de alguma sorte no perispírito e passam a fazer parte daquele ser. IX – A aptidão para manifestar exteriormente essas operações é transmitida por hereditariedade – diz a ciência; perispiritualmente, diz Delanne. Tal é, segundo ele, a gênese dos instintos naturais primitivos. X – A inteligência um tanto desprendida do meio perispiritual grosseiro intervém, contudo, para que o Espírito alicie, em proveito dos instintos naturais, melhor apropriação das condições ambientes. XI – Era indispensável que o princípio espiritual passasse por essas tramas sucessivas, a fim de fixar no invólucro as leis que regem a vida e, depois, entregar-se aos trabalhos de aperfeiçoamento intelectual e moral que o devem elevar à condição superior. XII – A luta pela vida, por mais impiedosa que seja, é o meio único, natural e lógico para obrigar a alma infantil a manifestar as suas faculdades latentes, assim como o sofrimento é indispensável ao progresso espiritual. XIII – Saímos todos do limbo da bestialidade. Longe de sermos criaturas angélicas que decaíram; longe de havermos habitado um paraíso imaginário, foi com imensa dificuldade que conquistamos o exercício de nossas faculdades. XIV – Só o esforço individual pode conduzir ao progresso geral, e a mesma potência que nos trouxe ao estado animal abrir-nos-á as infinitas perspectivas da vida espiritual, a desdobrar-se na ilimitada extensão do Cosmo. (Págs. 112 a 122)

92. Os progressos da fisiologia evidenciaram a ligação íntima da alma com o corpo. Ficou assentado, sem qualquer dúvida, que as manifestações do Espírito encarnado são absolutamente dependentes do sistema nervoso e que toda alteração ou destruição do elemento nervoso acarreta distúrbios e mesmo supressão de manifestações intelectuais. (Pág. 124)

93. Essa correlação do estado mórbido do corpo com o desaparecimento de uma fração do intelecto é a base da doutrina materialista, que faz da alma uma função do cérebro. Há, no entanto, um fato peremptório que demonstra haver pensamento sem cérebro: a manifestação do Espírito após a morte. O perispírito, como já foi dito, é o molde do corpo. Estudar as modificações do sistema nervoso equivale, pois, a estudar o funcionamento do perispírito, do qual o sistema nervoso mais não é que uma reprodução material. (Pág. 124)

94. A força vital que impregna simultaneamente a matéria organizada e o perispírito é o agente intermediário do corpo e da alma. Qualquer modificação na substância física produzirá modificação da força vital, que, por sua vez, modificará o perispírito, na mesma intensidade. (Pág. 124)

95. A noção de perispírito – adverte Delanne – não é uma inventiva humana, uma concepção filosófica adrede destinada a remover todas as dificuldades, mas, sim, uma realidade física, um órgão até então ignorado e que, por sua composição física e pela função que exerce no homem, explica todas as anomalias que as investigações de sábios e filósofos jamais puderam elucidar. A indestrutibilidade e a estabilidade constitucional do perispírito fazem dele o conservador das formas orgânicas. Graças a ele, compreendemos que os tecidos possam renovar-se, ocupando os novos o lugar exato dos antigos, e daí a manutenção da forma física, tanto interna quanto externa. (Pág. 125)

96. O princípio vital é, por sua vez, o motor do perispírito. É ele que lhe desenvolve as energias latentes e lhe ministra atividade durante a vida. Alma e perispírito não fazem mais que um todo indissolúvel e, se os distinguimos, é porque só a alma é inteligente, quer e sente. O invólucro é sua parte material, isto é, passiva: é a sede dos estados conscienciais pretéritos, o armazém das lembranças, em que o Espírito se abastece quando necessita de cabedais intelectuais para raciocinar, imaginar, comparar etc. O Espírito é, assim, a forma ativa, o perispírito a forma passiva, e ambas, em seus aspectos, nos representam todo o princípio pensante. (Pág. 126)

97. Quando um agente externo impressiona os sentidos, produz-se no aparelho sensorial uma certa alteração a que chamamos sensação, a qual é transmitida ao cérebro pelos nervos sensitivos. Dois casos podem então apresentar-se: ou a alma toma conhecimento da alteração e dizemos que há percepção, ou a alma não é advertida da ocorrência, ficando a sensação registrada, mas inconsciente. Como já visto, essa transformação da sensação (fenômeno físico) em percepção (fenômeno psíquico) torna-se absolutamente inexplicável desde que se não admita a existência do eu, ou seja, do ser consciente. (Pág. 127)

98. Tudo é movimento na natureza. Os corpos que nos parecem em repouso não o estão nem exteriormente, uma vez que participam do movimento da Terra, nem interiormente, porque as moléculas são incessantemente agitadas por forças invisíveis que lhes dão suas propriedades físicas particulares: o estado sólido, líquido ou gasoso, a consistência, a cor, o brilho etc. O movimento abarca igualmente os tecidos do corpo, e vimos como certas partes do corpo, durante a longo travessia pelas formas inferiores, se diferenciaram pouco a pouco do conjunto, para engendrar os órgãos dos sentidos. Essas modificações foram se fixando no perispírito e encarnando-se na substância, à medida que aumentava o número de passagens pela Terra. (Págs. 127 e 128)

99. Qual a natureza das modificações produzidas? “Ensaiemos demonstrar – propõe Delanne – que ela reside nos movimentos.” Toda sensação – visual, auditiva, tátil ou gustativa – procede originalmente de um movimento vibratório do aparelho receptor. O raio luminoso que impressiona a retina, o som que faz vibrar o tímpano, a irritação dos nervos periféricos da sensibilidade, tudo isso se traduz por um movimento diferente, segundo a natureza e a intensidade do excitante. O abalo propaga-se ao longo dos nervos sensitivos e chega, conforme a natureza da irritação, a uma zona especial da camada cortical, dando aí origem à percepção. Desde então, a força vital modificou-se num certo sentido, sofreu um movimento vibratório particular, e este se comunicou ao perispírito. É então que se dá o fenômeno da percepção, se a atenção for despertada. (Pág. 128) (Continua no próximo número.)

 

Respostas às questões preliminares

 

A. Como se efetua a ligação do perispírito com o corpo físico?

O perispírito se liga a todas as moléculas do corpo, mas é por meio do fluido vital, impregnado no gérmen, que a encarnação pode realizar-se, pois o Espírito só pode atuar sobre a matéria por intermédio da força vital. (A Evolução Anímica, pp. 103 a 112.)

B. Qual o meio que conduz o indivíduo ao progresso?

É a luta pela vida, por mais impiedosa, que obriga a alma infantil a manifestar suas faculdades latentes, assim como o sofrimento é indispensável ao progresso espiritual. Saímos todos do limbo da bestialidade. Longe de sermos criaturas angélicas que decaíram; longe de havermos habitado um paraíso imaginário, foi com imensa dificuldade que conquistamos o exercício de nossas faculdades. Só o esforço individual pode conduzir ao progresso geral, e a mesma potência que nos trouxe ao estado animal abrir-nos-á as infinitas perspectivas da vida espiritual, a desdobrar-se na ilimitada extensão do Cosmo. (Obra citada, pp. 112 a 122.)

C. Que fato demonstrou que a alma não é uma função do cérebro, como argumenta a doutrina materialista?

A manifestação do Espírito após a morte, que provou de modo cabal que pode haver pensamento sem o cérebro. O perispírito é o molde do corpo. Estudar as modificações do sistema nervoso equivale, pois, a estudar o funcionamento do perispírito, do qual o sistema nervoso mais não é que uma reprodução material. (Obra citada, pág. 124.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 8 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/10/blog-post_07.html

 

 

 

 

 

 

 

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