CINCO-MARIAS
O hábito da pontualidade
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Se você criticar muito uma criança, ela aprenderá a julgar. Se você elogiar a
criança regularmente, ela aprenderá a valorizar. Maria Montessori
Um problema enfrentado pelas escolas é o grande número de alunos, e de
diferentes faixas etárias, que constantemente chegam atrasados para as aulas,
causando impacto negativo para o grupo e prejuízos para si mesmos.
Ora. Para que a dinâmica da escola, da família, da vida social funcione,
é preciso que cada um faça sua parte de forma respeitosa e, por isso,
pontualidade e assiduidade devem ser exigidas de nossos filhos desde cedo.
E por que muitos pais não consideram que se atrasar para a aula é um
problema? Muitos pais colaboram com o atraso para não pressionar os filhos ou,
de modo negligente, não cuidam em estipular uma rotina adequada no período que
antecede a saída para a escola e, por isso, ficam desorientados na correria de
todos os dias.
Para o desenvolvimento saudável dos nossos filhos é preciso entender
desta forma: nossos filhos jamais aprenderão a importância de ser pontual se
não vivenciarem esse comportamento em casa. Na realidade, as crianças que têm
pais que são relaxados em relação ao horário, provavelmente reproduzirão essa
atitude quando adultos. Infelizmente sabemos que é muito complicado
apresentar-se coerente e responsável perante a sociedade se você, nos seus
compromissos, chegar sempre atrasado. Por isso as crianças necessitam assimilar,
desde pequenas, o hábito da pontualidade.
Então como proceder?
Procure, com determinação, encontrar maneiras de otimizar a relação que
seus filhos têm com o tempo. Uma estratégia que costuma funcionar é assumir no
contexto doméstico a ideia de valorização do tempo de estudar, de brincar, de
dormir, de comer e de fazer refeições. Mas não desanime se eles se distraírem e
não cumprirem o combinado. Ao contrário, seja paciente e incentive-os a
tentarem novamente!
Quanto à escola, e de modo disciplinado, acorde seu filho sem perder de
vista a importância de uma rotina adequada no período que antecede a saída para
a escola. Afinal, seu filho precisa relacionar-se de forma saudável com os
desafios da aprendizagem, sendo pontual e treinando no cotidiano a importância
de ser comprometido com o próprio tempo e com o tempo dos outros!
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise. Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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